2 Crônicas 16:4

4

Ben-Hadade aceitou a proposta do rei Asa e ordenou aos comandantes das suas forças que atacassem as cidades de Israel. Eles conquistaram Ijom, Dã, Abel-Maim e todas as cidades-armazéns de Naftali.

Significado do Versículo

Ben-Hadade era o rei da Síria.

O rei Asa era o rei de Judá.

A proposta feita pelo rei Asa a Ben-Hadade era uma aliança entre Judá e Síria para combater Israel.

As cidades de Israel atacadas pelas forças de Ben-Hadade foram Ijom, Dã, Abel-Maim e todas as cidades-armazéns de Naftali.

Ijom era uma cidade na tribo de Naftali.

Dã era uma cidade na tribo de Dã.

Abel-Maim era uma cidade na tribo de Naftali.

As cidades-armazéns de Naftali eram cidades que serviam como depósitos de suprimentos e mantimentos.

Os comandantes das forças de Ben-Hadade não são especificados neste versículo.

O resultado da conquista das cidades mencionadas não é especificado neste versículo.

Explicação de 2 Crônicas 16:4

A aliança entre Asa e Ben-Hadade para conquistar cidades de Israel

Na época em que Asa reinava sobre Judá, o rei de Israel, Baasa, havia construído uma fortaleza em Ramá para impedir que o povo de Judá tivesse acesso a Jerusalém. Então, Asa decidiu fazer uma aliança com Ben-Hadade, rei da Síria, para que ele atacasse Israel e desse a Asa a oportunidade de destruir a fortaleza em Ramá.

Ben-Hadade aceitou a proposta de Asa e ordenou aos comandantes das suas forças que atacassem as cidades de Israel. Eles conquistaram Ijom, Dã, Abel-Maim e todas as cidades-armazéns de Naftali. No entanto, quando Baasa soube do ataque, ele abandonou a construção da fortaleza em Ramá e marchou com seu exército para enfrentar Ben-Hadade.

Ben-Hadade, então, decidiu retirar suas tropas e voltar para a Síria. Asa, por sua vez, usou as pedras e madeiras que Baasa havia coletado para construir a fortaleza em Ramá e usou para fortificar Geba e Mizpá.

No entanto, o profeta Hanani repreendeu Asa por ter confiado em Ben-Hadade em vez de confiar em Deus para proteger Judá. Ele disse que, no futuro, Judá enfrentaria guerras por causa dessa aliança. Asa ficou irritado com as palavras do profeta e mandou prendê-lo.

Mais tarde, Asa contraiu uma doença nos pés e, em vez de buscar ajuda de Deus, ele procurou ajuda dos médicos. Ele acabou morrendo por causa dessa doença.

Essa história mostra que, mesmo que pareça vantajoso fazer alianças com pessoas poderosas, devemos sempre confiar em Deus e buscar Sua orientação em todas as decisões que tomamos. Além disso, devemos estar abertos a ouvir a repreensão de Deus quando agimos de forma errada.

Versões

4

Ben-Hadade deu ouvidos ao rei Asa e enviou os capitães dos seus exércitos contra as cidades de Israel. Eles conquistaram Ijom, Dã, Abel-Maim e todas as cidades-armazéns de Naftali.

4

O rei Ben-Hadade concordou com a proposta de Asa e mandou que os seus comandantes e os seus exércitos atacassem as cidades de Israel. Eles conquistaram Ijom, Dã e Abel-Maim e todas as cidades-armazém do território de Naftali.