1 Samuel 4:22

22

E ainda acrescentou: "A glória se foi de Israel, pois a arca de Deus foi tomada".

Significado do Versículo

A "glória de Israel" se refere à presença e bênção de Deus sobre o povo de Israel.

A "arca de Deus" era um objeto sagrado que continha as tábuas dos Dez Mandamentos e representava a presença de Deus entre o povo.

A arca foi tomada como um castigo de Deus pelo pecado e desobediência do povo de Israel.

A arca foi tomada pelos filisteus, inimigos de Israel.

Os filhos de Eli foram mortos em batalha junto com muitos outros israelitas.

A esposa de Finéias deu à luz um filho e o chamou de "Inglória" porque a glória de Israel havia sido perdida com a tomada da arca.

A arca foi levada pelos filisteus para a cidade de Asdode, mas causou problemas e foi levada para outras cidades antes de ser devolvida a Israel.

A perda da arca foi um grande golpe para a moral e a confiança do povo de Israel, e eles sofreram várias derrotas militares depois disso.

Eli ficou muito triste e abalado com a notícia, e morreu pouco depois.

Depois da morte de Eli, seus filhos foram substituídos por Samuel como líderes religiosos de Israel.

Explicação de 1 Samuel 4:22

O versículo 1 Samuel 4:22 é uma citação de uma mãe em desespero, que acabara de receber a notícia da morte de seu marido e seus dois filhos, além da captura da arca da aliança de Deus pelos filisteus. Essa mãe, que não é nomeada na Bíblia, dá à luz um filho no momento em que recebe a notícia, e o chama de Icabô, que significa "a glória se foi".

A arca da aliança era um objeto sagrado para os israelitas, pois representava a presença de Deus entre eles. No entanto, os filisteus a tomaram como um troféu de guerra, e a mãe de Icabô percebe que a perda da arca significa a perda da proteção e da presença de Deus em Israel.

A história de 1 Samuel 4:22 é um exemplo da importância da arca da aliança para os israelitas, e como sua captura pelos filisteus foi um grande golpe para a nação. Também mostra a dor e o sofrimento de uma mãe que perdeu sua família e vê a glória de Israel desaparecer diante de seus olhos.

Apesar da tristeza e da perda, a história de Icabô também pode ser vista como um lembrete de que Deus não está limitado à arca da aliança ou a qualquer outro objeto sagrado. Ele está presente em todo lugar e em todo momento, e pode ser encontrado mesmo em meio à dor e à perda.

Versões

22

E falou mais: — Foi-se a glória de Israel, pois a arca de Deus foi tomada.

22

Ela disse: — A glória saiu de Israel, pois a arca de Deus foi tomada pelos nossos inimigos.