Salmos 40:14

14

Sejam humilhados e frustrados todos os que procuram tirar-me a vida; retrocedam desprezados os que desejam a minha ruína.

Significado do Versículo

O autor do Salmo 40 é Davi.

O contexto histórico do Salmo 40 é a vida de Davi, que enfrentou muitas dificuldades e perseguições.

Os inimigos do autor do Salmo 40 são aqueles que desejam sua morte ou ruína.

O autor do Salmo 40 pede que seus inimigos sejam humilhados e frustrados porque eles estão tentando prejudicá-lo injustamente.

"Retrocedam desprezados" significa que os inimigos do autor do Salmo 40 devem ser derrotados e envergonhados.

O autor do Salmo 40 pede que seus inimigos retrocedam desprezados para mostrar que Deus é mais poderoso do que seus inimigos.

"Desejam a minha ruína" significa que os inimigos do autor do Salmo 40 querem que ele falhe ou seja destruído.

Alguém poderia desejar a ruína do autor do Salmo 40 por inveja, raiva ou ciúme.

A mensagem principal do Salmo 40 é que Deus é fiel e poderoso para ajudar seus servos em momentos de dificuldade.

Podemos aplicar o Salmo 40 em nossas vidas hoje, confiando em Deus em meio às dificuldades e pedindo que ele nos ajude a superar nossos inimigos.

Explicação de Salmos 40:14

A derrota dos inimigos que desejam a ruína do salmista

O salmo 40 é um dos muitos salmos escritos pelo rei Davi, que é conhecido por sua habilidade em compor canções e poemas que expressam seus sentimentos e emoções diante de Deus. No versículo 14 deste salmo, Davi clama a Deus para que seus inimigos sejam humilhados e frustrados, e que retrocedam diante dele.

A história por trás deste versículo é uma história de luta e perseguição. Davi era um homem que enfrentou muitos inimigos ao longo de sua vida, desde o gigante Golias até o próprio rei Saul, que o perseguia com ciúme e inveja. Em muitas ocasiões, Davi foi traído por pessoas em quem confiava, e teve que fugir para salvar sua vida.

No entanto, Davi nunca perdeu a fé em Deus, e sempre clamou a Ele por ajuda e proteção. No salmo 40, ele expressa sua gratidão a Deus por ter ouvido seu clamor e o ter tirado do poço de destruição. Ele diz que Deus o colocou em um lugar seguro e firme, e que agora ele pode cantar um novo cântico de louvor.

Mas Davi também sabe que seus inimigos ainda estão ao seu redor, procurando tirar sua vida e destruir sua reputação. Por isso, ele clama a Deus para que eles sejam humilhados e frustrados, e que retrocedam diante dele. Ele confia que Deus é justo e poderoso, e que Ele vai protegê-lo e livrá-lo de seus inimigos.

Esta história nos ensina que, mesmo quando enfrentamos dificuldades e perseguições, podemos confiar em Deus para nos proteger e nos livrar de nossos inimigos. Davi era um homem que tinha muitos inimigos, mas ele nunca perdeu a fé em Deus, e sempre clamou a Ele por ajuda e proteção. Se seguirmos o exemplo de Davi, podemos ter a certeza de que Deus estará ao nosso lado em todas as situações, nos protegendo e nos livrando de nossos inimigos.

Versões

14

Que sejam envergonhados e cobertos de vexame todos os que buscam tirar-me a vida; retrocedam e cubram-se de vergonha os que se alegram com o meu mal.

14

Que sejam completamente derrotados e humilhados aqueles que me querem matar! Que fujam, envergonhados, aqueles que se alegram com as minhas aflições!