Provérbios 6:14

14

tem no coração o propósito de enganar; planeja sempre o mal e semeia discórdia.

Significado do Versículo

O sujeito descrito é alguém que tem no coração o propósito de enganar, ou seja, alguém que planeja enganar outras pessoas.

"Planeja sempre o mal" significa que essa pessoa está constantemente pensando em maneiras de prejudicar outras pessoas.

"Semeia discórdia" significa que essa pessoa gera conflitos e desentendimentos entre outras pessoas.

A pessoa descrita nesse versículo é considerada má porque ela tem a intenção de prejudicar outras pessoas e causar discórdia.

Podemos identificar alguém que tem essas características observando seu comportamento e suas ações.

Podemos evitar ser enganados por pessoas assim sendo cautelosos e não confiando cegamente em pessoas que demonstram essas características.

A Bíblia ensina que devemos evitar pessoas más, pois elas podem nos levar a pecar e nos afastar de Deus.

Podemos ajudar alguém que tem essas características orando por elas e tentando mostrar a elas o erro de suas atitudes.

Podemos orar por pessoas assim pedindo a Deus que as ajude a mudar suas atitudes e a se arrependerem de seus pecados.

A mensagem geral desse versículo é que devemos evitar pessoas que têm a intenção de enganar e causar discórdia, pois elas podem nos prejudicar e nos afastar de Deus.

Explicação de Provérbios 6:14

A história por trás da citação sobre o coração enganador e a semeadura de discórdia

Há muito tempo, em uma pequena aldeia, vivia um homem chamado Júlio. Ele era conhecido por sua astúcia e habilidade em manipular as pessoas ao seu redor. Júlio sempre tinha um plano em mente e não se importava em prejudicar os outros para alcançar seus objetivos.

Um dia, Júlio decidiu que queria se tornar o líder da aldeia. Ele sabia que precisava ganhar a confiança das pessoas para alcançar seu objetivo, então começou a agir de forma amigável e prestativa. Ele ajudava os vizinhos com suas tarefas diárias e sempre tinha uma palavra gentil para dizer.

No entanto, por trás de sua fachada amigável, Júlio planejava seu próximo movimento. Ele queria desacreditar o atual líder da aldeia e criar discórdia entre os moradores para que eles se voltassem contra ele.

Júlio começou a espalhar boatos e mentiras sobre o líder atual, insinuando que ele era corrupto e não se importava com o bem-estar da aldeia. Ele também começou a criar conflitos entre os moradores, instigando brigas e fofocas.

Com o tempo, as pessoas começaram a acreditar nas mentiras de Júlio e se voltaram contra o líder atual. Júlio então se apresentou como o candidato mais adequado para liderar a aldeia e foi eleito por unanimidade.

No entanto, uma vez no poder, Júlio mostrou sua verdadeira natureza. Ele governou com mão de ferro, impondo leis injustas e favorecendo apenas seus amigos e aliados. A aldeia se dividiu em facções e a discórdia se espalhou.

Foi então que um sábio da aldeia lembrou a todos de um provérbio antigo que dizia: "tem no coração o propósito de enganar; planeja sempre o mal e semeia discórdia". As pessoas perceberam que Júlio havia sido o responsável por semear a discórdia e enganar a todos para alcançar seu objetivo.

Com a verdade revelada, Júlio foi deposto do poder e exilado da aldeia. As pessoas aprenderam a lição de que o coração enganador e a semeadura de discórdia só levam à destruição e ao caos.

Desde então, o provérbio sobre o coração enganador e a semeadura de discórdia tem sido lembrado como um aviso para todos aqueles que buscam o poder a qualquer custo.

Versões

14

No seu coração há perversidade; está sempre planejando o mal e semeando discórdias.

14

As suas mentes perversas estão sempre planejando o mal, e eles espalham confusão por toda parte.