Provérbios 1:25

25

Visto que desprezaram totalmente o meu conselho e não quiseram aceitar a minha repreensão,

Significado do Versículo

Deus está falando na passagem bíblica.

O conselho que foi desprezado é o conselho divino.

As pessoas não quiseram aceitar a repreensão porque estavam obstinadas em seus caminhos e não queriam mudar.

Aceitar a repreensão é importante porque nos ajuda a crescer em sabedoria e a evitar erros futuros.

Quando alguém despreza o conselho de Deus, está se afastando da sabedoria e pode acabar sofrendo as consequências de suas escolhas.

Podemos evitar o desprezo ao conselho divino buscando a sabedoria em Deus e sendo humildes para reconhecer nossos erros.

O desprezo ao conselho de Deus é um sinal de falta de sabedoria, pois a sabedoria começa com o temor do Senhor.

Aceitar a repreensão significa reconhecer nossos erros, arrepender-se e buscar mudança.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje buscando a sabedoria em Deus e sendo humildes para aceitar a repreensão quando necessário.

A mensagem principal que podemos tirar dessa passagem é a importância de ouvir e aceitar o conselho divino para crescer em sabedoria e evitar erros futuros.

Explicação de Provérbios 1:25

A história da rejeição ao conselho divino

Há muito tempo atrás, em uma terra distante, havia um povo que se orgulhava de sua sabedoria e conhecimento. Eles acreditavam que eram capazes de resolver todos os seus problemas sozinhos e não precisavam de ajuda de ninguém, muito menos de Deus. Mas o Criador, que os amava e desejava o melhor para eles, enviou um mensageiro para lhes dar conselhos e orientações.

O mensageiro era sábio e conhecia bem as necessidades daquele povo. Ele falou com eles sobre como viver uma vida plena e feliz, sobre como serem justos e bondosos uns com os outros, sobre como evitar o mal e seguir o bem. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas não quis ouvir o que ele tinha a dizer.

Eles zombaram dele, chamando-o de tolo e ignorante. Disseram que já sabiam tudo o que precisavam saber e que não precisavam de mais ninguém para lhes dizer o que fazer. Eles desprezaram totalmente o conselho do mensageiro e não quiseram aceitar sua repreensão.

O mensageiro ficou triste ao ver que seu povo não queria ouvir a voz de Deus. Ele sabia que, se eles continuassem agindo dessa maneira, acabariam se perdendo e sofrendo as consequências de suas escolhas erradas. Mas ele não desistiu. Continuou a falar com eles, mesmo quando era ignorado e ridicularizado.

Infelizmente, a maioria das pessoas não mudou sua atitude. Eles continuaram a agir como se soubessem tudo e não precisassem de ajuda. Eles se afastaram cada vez mais de Deus e de sua sabedoria, e acabaram sofrendo as consequências de suas escolhas.

Mas ainda havia algumas pessoas que ouviram o conselho do mensageiro e seguiram seus ensinamentos. Eles se tornaram mais sábios e justos, e suas vidas foram abençoadas por Deus. Eles entenderam que, mesmo que parecessem saber tudo, ainda precisavam da orientação divina para viver uma vida plena e feliz.

Essa história nos ensina que devemos estar abertos a ouvir a voz de Deus e seguir seus ensinamentos. Não devemos nos orgulhar de nossa sabedoria e conhecimento, mas sim reconhecer que ainda temos muito a aprender. Se desprezarmos o conselho divino e não aceitarmos sua repreensão, acabaremos nos perdendo e sofrendo as consequências de nossas escolhas erradas.

Versões

25

— pelo contrário, rejeitaram todo o meu conselho e não quiseram a minha repreensão —

25

Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse.