O Povo de Israel

O Povo de Israel, também conhecido como Hebreus, Israelitas ou Judeus, é um grupo étnico e religioso originário do Oriente Médio. O termo "Israel" é derivado do nome dado a Jacó, um dos patriarcas bíblicos, após ter lutado com um anjo de Deus e ter sido abençoado. O anjo mudou o nome de Jacó para Israel, que significa "aquele que luta com Deus". O Povo de Israel é considerado o povo escolhido por Deus para receber a revelação da Torá e para ser uma luz para as nações. Eles são os protagonistas de grande parte da narrativa bíblica, desde a promessa feita a Abraão até a vinda do Messias.

O Povo de Israel é composto por doze tribos, cada uma delas originada de um dos doze filhos de Jacó. As tribos são: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.

De acordo com a Bíblia, o Povo de Israel foi escravizado no Egito por cerca de 400 anos, até serem libertados por Moisés através do evento conhecido como Êxodo.

O Povo de Israel recebeu a Torá no Monte Sinai. Este evento é considerado um dos mais importantes na história judaica e é celebrado anualmente durante a festa de Shavuot.

Durante o reinado de Salomão, o Povo de Israel construiu o Primeiro Templo em Jerusalém, que se tornou o centro de adoração e o local mais sagrado para os judeus.

Após a morte de Salomão, o reino de Israel foi dividido em dois: o Reino do Norte, chamado Israel, e o Reino do Sul, chamado Judá.

O Povo de Israel foi levado para o exílio na Babilônia após a destruição do Primeiro Templo em 586 a.C. Durante este período, eles escreveram os livros de Ezequiel e Daniel, entre outros.

A Bíblia registra várias promessas feitas por Deus ao Povo de Israel, incluindo a promessa de uma terra (a Terra Prometida), uma descendência numerosa e a vinda de um Messias. Essas promessas são fundamentais para a fé judaica e cristã.


A História do Povo de Israel

Há muitos séculos, o povo de Israel vivia em terras egípcias, sob o jugo de um faraó cruel que os havia escravizado. Eles clamaram por libertação e Deus ouviu seus lamentos. Ele escolheu Moisés, um humilde pastor, para liderar seu povo para fora do Egito.

Moisés, com a ajuda de seu irmão Arão, foi ao faraó e lhe disse: "Assim diz o Senhor, Deus de Israel: 'Deixe o meu povo ir'". Mas o coração do faraó se endureceu e ele se recusou a libertar os israelitas. Então, Deus enviou dez pragas terríveis sobre o Egito. Somente após a décima praga, a morte de todos os primogênitos egípcios, o faraó finalmente permitiu que o povo de Israel partisse.

A jornada não foi fácil. O povo de Israel, agora livre, encontrou-se diante do Mar Vermelho com o exército egípcio em perseguição. Em desespero, eles clamaram a Moisés, que clamou a Deus. Deus ordenou a Moisés que estendesse seu cajado sobre o mar. Quando Moisés obedeceu, o mar se abriu, criando um caminho seco para que o povo de Israel atravessasse. Quando o exército egípcio tentou segui-los, as águas retornaram e os engoliram.

Depois de atravessar o Mar Vermelho, o povo de Israel viajou pelo deserto. Deus cuidou deles, providenciando maná do céu para alimentá-los e água da rocha para saciar sua sede. No Monte Sinai, Deus fez uma aliança com eles, entregando a Moisés os Dez Mandamentos, leis que guiariam o povo de Israel em seu relacionamento com Deus e uns com os outros.

No entanto, a jornada foi longa e cheia de provações. O povo de Israel, muitas vezes, se desviou, adorando ídolos e murmurando contra Deus e Moisés. Por causa de sua desobediência, eles vagaram pelo deserto por quarenta anos.

Finalmente, sob a liderança de Josué, o sucessor de Moisés, o povo de Israel entrou na Terra Prometida, uma terra "que mana leite e mel". Mas mesmo lá, eles enfrentaram desafios, lutando contra os habitantes da terra e aprendendo a confiar em Deus.

A história do povo de Israel é uma história de fé e falha, de graça e julgamento. É uma história que nos lembra que, mesmo em meio às provações e tribulações, Deus está conosco, guiando-nos e cuidando de nós. E é uma história que aponta para a maior história de todas - a história do amor redentor de Deus por toda a humanidade.


Versículos - Povo de Israel

"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Gênesis 12:2

Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas".

Êxodo 3:10

Depois disso Moisés e Arão foram falar com o faraó e disseram: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Deixe o meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto’ ".

Êxodo 5:1

Eu os farei meu povo e serei o Deus de vocês. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os livra do trabalho imposto pelos egípcios.

Êxodo 6:7

vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas".

Êxodo 19:6


Aguarde...

VER MAIS