Números 33:43

Partiram de Punom e acamparam em Obote.

Significado do Versículo

A palavra "Punom" significa "fonte" ou "nascente".

A localização exata de Punom é desconhecida, mas acredita-se que tenha sido perto do Mar Vermelho.

A palavra "Obote" significa "lugares secos".

A localização exata de Obote é desconhecida, mas acredita-se que tenha sido perto do Mar Vermelho.

O caminho percorrido entre Punom e Obote não é especificado em Números 33.

O propósito geral da jornada descrita em Números 33 era a peregrinação dos israelitas do Egito para a Terra Prometida, conforme ordenado por Deus a Moisés.

Explicação de Números 33:43

A jornada dos hebreus pelo deserto: a parada em Obote

Durante a jornada dos hebreus pelo deserto, eles passaram por diversas paradas, cada uma com sua própria história e significado. Uma dessas paradas foi em Obote, conforme descrito em Números 33:43. Essa referência bíblica é parte de um capítulo que lista todas as paradas dos hebreus desde a saída do Egito até a chegada às margens do rio Jordão.

Obote foi uma das paradas mais curtas da jornada, mas ainda assim teve sua importância. Ela aconteceu logo após a partida de Punom, outra parada mencionada no mesmo capítulo. Punom era uma cidade egípcia onde os hebreus haviam acampado antes de iniciar a travessia do deserto. Já Obote era um local desconhecido, que não aparece em nenhuma outra parte da Bíblia.

Não se sabe ao certo o motivo da parada em Obote, mas é possível que tenha sido apenas para descanso e reabastecimento de suprimentos. Os hebreus estavam em uma jornada longa e difícil, e precisavam se recuperar antes de seguir em frente. Além disso, o deserto era um lugar perigoso, cheio de ameaças como animais selvagens e tribos hostis. Parar em um local seguro e protegido era essencial para a sobrevivência do povo.

Apesar de não haver muitas informações sobre Obote, a parada ali foi mais uma etapa importante na jornada dos hebreus rumo à Terra Prometida. Cada parada era uma oportunidade para aprender, crescer e se preparar para os desafios que estavam por vir. E assim, seguindo a liderança de Moisés e confiando na proteção divina, eles continuaram avançando pelo deserto em direção ao seu destino final.

Versões

Partiram de Punom e acamparam em Obote.

Do monte Hor até as planícies de Moabe, os israelitas acamparam nos seguintes lugares: Salmona, Punom, Obote, ruínas de Abarim, que ficavam na fronteira com Moabe, Dibom-Gade, Almom-Diblataim, serra de Abarim, que fica perto do monte Nebo, e planícies de Moabe, entre Bete-Jesimote e o vale das Acácias, no lado leste do rio Jordão, na altura de Jericó, que ficava no outro lado do rio.