Números 16:13

13

Não lhe basta nos ter tirado de uma terra onde manam leite e mel para matar-nos no deserto? E ainda quer se fazer chefe sobre nós?

Significado do Versículo

O povo de Israel disse essa frase.

A terra que manava leite e mel era a Terra Prometida, Canaã.

O povo estava no deserto porque Deus os havia libertado da escravidão no Egito e estava levando-os para a Terra Prometida.

Corá, Datã e Abirão queriam se fazer chefes sobre o povo.

O problema era que eles estavam se rebelando contra a liderança que Deus havia estabelecido através de Moisés.

Deus respondeu abrindo a terra e engolindo Corá, Datã e Abirão, e enviando uma praga que matou muitos outros que se juntaram a eles na rebelião.

Corá, Datã e Abirão foram engolidos pela terra.

O povo ficou com medo e se afastou da tenda de Corá, Datã e Abirão.

Essa passagem nos ensina que a liderança deve ser estabelecida por Deus e que devemos respeitar e seguir aqueles que Ele escolheu para liderar.

Podemos aplicar essa lição em nossas vidas hoje, buscando seguir líderes que são fiéis a Deus e Sua Palavra, e evitando nos rebelar contra a liderança que Ele estabeleceu.

Explicação de Números 16:13

A rebelião contra Moisés no deserto: a história da insatisfação do povo hebreu

Em um momento de grande tensão no deserto, os hebreus liderados por Coré, Datã e Abirão se rebelaram contra Moisés e Arão. Eles questionaram a liderança dos irmãos e se sentiram injustiçados por não terem sido escolhidos para liderar o povo. Em meio a essa revolta, um dos líderes disse a frase que ficaria conhecida como a referência bíblica Números 16:13.

Essa frase foi dita em um momento de grande insatisfação do povo hebreu. Eles haviam sido libertados da escravidão no Egito e estavam a caminho da Terra Prometida, mas se encontravam no deserto em condições precárias. A falta de água e comida, além das dificuldades de sobrevivência, fez com que muitos questionassem a liderança de Moisés e Arão.

Coré, Datã e Abirão lideraram a revolta contra os irmãos. Eles se sentiam injustiçados por não terem sido escolhidos para liderar o povo e questionavam a autoridade divina de Moisés e Arão. Em meio a essa revolta, um dos líderes disse a frase que ficaria conhecida como a referência bíblica Números 16:13.

Essa frase foi uma forma de expressar a insatisfação do povo hebreu com a liderança de Moisés e Arão. Eles se sentiam traídos por terem sido tirados de uma terra fértil e abundante para morrer no deserto. Além disso, eles não aceitavam que Moisés e Arão se colocassem como líderes divinamente escolhidos.

Moisés, por sua vez, ficou profundamente abalado com a revolta do povo. Ele se sentiu traído por aqueles que ele havia liderado até então e se viu diante de uma situação difícil. Ele então pediu a Deus que mostrasse sua vontade e que punisse aqueles que se rebelaram contra ele e Arão.

Deus então enviou uma praga que matou muitos dos rebeldes. Além disso, ele também fez com que a terra se abrisse e engolisse Coré, Datã e Abirão, que lideraram a revolta. Isso serviu como um aviso para o povo hebreu de que a liderança de Moisés e Arão era divinamente escolhida e que aqueles que se rebelassem contra eles estariam se rebelando contra Deus.

A referência bíblica Números 16:13 ficou conhecida como uma forma de expressar a insatisfação do povo hebreu com a liderança de Moisés e Arão. No entanto, essa revolta acabou sendo punida por Deus, que mostrou sua vontade e deixou claro que a liderança dos irmãos era divinamente escolhida.

Versões

13

Será que é pouca coisa o fato de você nos ter tirado de uma terra que mana leite e mel, para nos fazer morrer neste deserto? E agora você quer também se fazer príncipe sobre nós?

13

Será que não basta você nos ter tirado de uma terra boa e rica a fim de nos fazer morrer neste deserto? E além disso ainda quer mandar em nós?