Mateus 4:22

22

e eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, o seguiram.

Significado do Versículo

"Eles" se refere a Simão Pedro e seu irmão André, que foram chamados por Jesus para se tornarem seus discípulos.

O contexto histórico é o início do ministério público de Jesus, onde ele começou a chamar seus discípulos e a pregar o evangelho.

"Deixando imediatamente o barco" significa que eles abandonaram sua profissão de pescadores para seguir Jesus.

Eles deixaram seu pai para seguir a Jesus, que se tornou seu mestre e líder espiritual.

O pai mencionado no versículo é João, que era o pai de Simão Pedro e André.

Os discípulos mencionados no versículo são Simão Pedro e André.

"O seguiram" significa que eles se tornaram seguidores de Jesus e estavam dispostos a seguir seus ensinamentos e liderança.

Isso mostra como os discípulos responderam imediatamente ao chamado de Jesus e estavam dispostos a deixar tudo para segui-lo.

Este versículo é importante porque marca o início do ministério de Jesus e o chamado dos primeiros discípulos, que se tornaram os líderes da igreja primitiva.

Podemos aplicar este versículo em nossas vidas hoje, lembrando-nos de estar dispostos a deixar tudo para seguir a Jesus e estar abertos a seu chamado em nossas vidas.

Explicação de Mateus 4:22

O Chamado de Jesus aos Discípulos

Em um dia comum de trabalho, dois irmãos, Pedro e André, estavam pescando em seu barco com seu pai, quando um homem desconhecido se aproximou e lhes disse: "Sigam-me e eu farei de vocês pescadores de homens". Esse homem era Jesus Cristo, que estava iniciando seu ministério na Terra.

Pedro e André ficaram surpresos com a proposta de Jesus, mas sentiram algo diferente em suas palavras e decidiram segui-lo. Logo em seguida, Jesus encontrou outros dois irmãos, Tiago e João, que também eram pescadores e estavam consertando suas redes. Jesus os chamou da mesma forma e eles prontamente o seguiram.

Os quatro homens deixaram tudo para trás, inclusive seu pai e seu barco, e seguiram Jesus. Eles não sabiam para onde estavam indo ou o que iriam fazer, mas confiaram em Jesus e em sua mensagem.

Ao longo dos anos, Pedro, André, Tiago e João se tornaram discípulos fiéis de Jesus, aprendendo com ele e ajudando-o em seu ministério. Eles foram testemunhas de muitos milagres e ensinamentos de Jesus, e foram escolhidos por ele para liderar a Igreja após sua morte e ressurreição.

O chamado de Jesus aos discípulos é um exemplo de como ele chama cada um de nós para segui-lo. Ele não escolhe os mais sábios, ricos ou poderosos, mas aqueles que têm um coração aberto e disposto a segui-lo. Ele nos chama para deixar tudo para trás e segui-lo, confiando em sua sabedoria e amor.

Mateus 4:22 é apenas um pequeno trecho dessa história, mas é um lembrete poderoso de como devemos estar dispostos a seguir Jesus, deixando para trás tudo o que nos impede de segui-lo plenamente. Que possamos ter a coragem e a fé dos primeiros discípulos, para que possamos seguir Jesus em todos os momentos de nossas vidas.

Versões

22

Então eles, no mesmo instante, deixaram o barco e seu pai e seguiram Jesus.

22

e, no mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ele.