Mateus 23:27

27

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície.

Significado do Versículo

Jesus estava se dirigindo aos mestres da lei e fariseus.

"Mestres da lei" eram os especialistas em interpretação da lei judaica.

Os fariseus eram um grupo religioso judeu que se destacava pelo rigor na observância da lei.

Ser hipócrita significa fingir ser algo que não é, agir de forma contrária ao que se prega.

Jesus comparou os mestres da lei e fariseus a sepulcros caiados porque eles se preocupavam mais com a aparência externa do que com a verdadeira condição interior.

"Cheios de ossos e de todo tipo de imundície" significa que por fora eles pareciam limpos e bonitos, mas por dentro estavam cheios de coisas ruins e impuras.

A mensagem central dessa passagem é que a verdadeira religiosidade não se resume a aparências externas, mas deve ser acompanhada de uma transformação interior.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje buscando uma verdadeira transformação interior, em vez de nos preocuparmos apenas com a aparência externa.

Jesus usou uma linguagem forte porque queria chamar a atenção dos mestres da lei e fariseus para a gravidade de sua hipocrisia.

A passagem nos ensina que a natureza humana é propensa a se preocupar mais com a aparência do que com a essência, e que devemos estar atentos a essa tendência em nós mesmos.

Explicação de Mateus 23:27

A hipocrisia dos líderes religiosos

A passagem bíblica que trata da hipocrisia dos mestres da lei e fariseus é uma das mais conhecidas e impactantes do Novo Testamento. Nela, Jesus critica duramente a postura desses líderes religiosos que, apesar de aparentarem ser justos e piedosos, na verdade eram cheios de maldade e corrupção.

A história começa com Jesus pregando em Jerusalém, onde havia muitos fariseus e mestres da lei. Esses homens eram considerados os líderes religiosos mais importantes da época, responsáveis por ensinar a lei de Moisés e orientar o povo em questões espirituais.

No entanto, Jesus percebeu que muitos desses líderes eram hipócritas, ou seja, agiam de forma contrária ao que pregavam. Eles se preocupavam mais com a aparência do que com a essência, buscando sempre impressionar os outros com sua suposta santidade.

Foi nesse contexto que Jesus proferiu as palavras duras registradas em Mateus 23:27. Ele comparou os fariseus e mestres da lei a sepulcros caiados, que por fora parecem limpos e bonitos, mas por dentro estão cheios de sujeira e podridão.

Essa metáfora era muito forte na cultura judaica, pois os judeus tinham o costume de pintar os sepulcros com cal para que ficassem brancos e chamativos. No entanto, por dentro, os túmulos estavam cheios de ossos e restos mortais, o que os tornava impuros e proibidos de serem tocados.

Ao usar essa imagem, Jesus estava mostrando que a hipocrisia dos líderes religiosos era tão repugnante quanto a sujeira dos sepulcros. Eles se esforçavam para parecer justos e santos, mas por dentro eram cheios de pecados e maldades.

Além disso, Jesus também criticou a postura desses líderes em relação ao povo. Eles impunham fardos pesados sobre as pessoas, exigindo obediência rigorosa às leis e tradições, mas eles mesmos não cumpriam essas mesmas regras.

Por isso, Jesus concluiu sua crítica dizendo: "Assim também vocês, por fora parecem justos aos olhos dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade" (Mateus 23:28). Ele queria mostrar que a verdadeira justiça não está na aparência, mas sim no coração e nas atitudes.

Essa passagem bíblica continua sendo relevante até hoje, pois muitas vezes ainda nos preocupamos mais com a aparência do que com a essência. Precisamos aprender a ser sinceros e verdadeiros, agindo com justiça e amor em todas as áreas de nossa vida.

Versões

27

— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês são semelhantes aos sepulcros pintados de branco,que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!

27

— Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão.