Marcos 10:38

38

Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado? "

Significado do Versículo

Jesus estava questionando se os discípulos realmente entendiam as implicações de seus pedidos.

O cálice que Jesus está bebendo é uma referência à sua morte na cruz, que ele sabia que estava se aproximando.

Ser batizado com o batismo com que Jesus está sendo batizado significa compartilhar de sua morte e ressurreição, ou seja, morrer para o pecado e renascer para uma nova vida em Cristo.

Jesus fez essa pergunta para enfatizar a seriedade de seus ensinamentos e a necessidade de seus discípulos estarem dispostos a seguir seu exemplo, mesmo que isso signifique sofrimento e sacrifício.

Os discípulos não entenderam completamente o que Jesus estava dizendo e responderam com confusão.

Jesus explicou que eles estavam pedindo para sentar ao seu lado no céu, mas que isso não era algo que ele podia conceder, pois isso era determinado pelo Pai. Ele também explicou que aqueles que quisessem ser grandes no reino de Deus deveriam ser servos de todos.

Essa passagem nos ensina que a fé não é apenas uma questão de pedir coisas a Deus, mas de seguir a vontade de Deus, mesmo que isso signifique sofrimento e sacrifício.

Podemos aplicar essa lição em nossas vidas hoje buscando entender a vontade de Deus para nós e estando dispostos a seguir seu exemplo, mesmo que isso signifique sacrifício pessoal.

Essa passagem nos ensina que a humildade é uma virtude importante na vida cristã, pois nos ajuda a reconhecer nossa dependência de Deus e a servir os outros.

Podemos desenvolver uma atitude de humildade em nossas vidas buscando seguir o exemplo de Jesus, que se humilhou ao ponto de morrer na cruz por nós, e buscando servir os outros em vez de buscar nossa própria glória.

Explicação de Marcos 10:38

A história por trás da pergunta de Jesus sobre o cálice e o batismo

Em um dia ensolarado, Jesus estava caminhando com seus discípulos, quando dois deles, Tiago e João, se aproximaram dele e fizeram um pedido: "Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos". Jesus, sempre paciente, perguntou o que eles queriam. "Queremos que nos concedas sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, na tua glória", responderam os discípulos.

Jesus, então, respondeu com a pergunta que ficou registrada na história: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?".

Os discípulos não entenderam muito bem o que Jesus queria dizer com aquilo, mas ele explicou que o cálice que ele estava bebendo era o sofrimento que ele enfrentaria em breve, quando seria preso, torturado e morto na cruz. O batismo, por sua vez, era a sua própria morte e ressurreição, que trariam a salvação para toda a humanidade.

Jesus estava tentando mostrar aos seus discípulos que o caminho para a glória não era fácil, e que eles teriam que enfrentar muitas dificuldades e sofrimentos para seguir seus passos. Ele estava tentando prepará-los para o que estava por vir, e para que eles não desistissem diante das adversidades.

Essa passagem bíblica é um lembrete para todos nós de que a vida não é fácil, e que muitas vezes temos que enfrentar situações difíceis e dolorosas para alcançar nossos objetivos. É um convite para que tenhamos coragem e perseverança diante das dificuldades, e para que confiemos em Deus em todos os momentos, sabendo que ele está sempre ao nosso lado.

Versões

38

Mas Jesus lhes disse: — Vocês não sabem o que estão pedindo. Será que podem beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado?

38

Jesus respondeu: — Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem ser batizados como eu vou ser batizado?