Lucas 22:49

49

Ao verem o que ia acontecer, os que estavam com Jesus lhe disseram: "Senhor, atacaremos com espadas? "

Significado do Versículo

Os discípulos estavam com Jesus quando ele foi abordado pelos soldados.

Os discípulos perguntaram se deveriam atacar com espadas.

Os discípulos estavam armados com espadas para se defenderem.

Jesus repreendeu os discípulos por quererem usar a violência.

Jesus disse aos discípulos que não deveriam usar a violência.

Jesus não queria que seus discípulos usassem a violência porque ele veio para trazer paz, não guerra.

O propósito da prisão de Jesus era levá-lo a julgamento e condenação.

Os discípulos ficaram assustados e fugiram.

Após a prisão de Jesus, os discípulos se reuniram em segredo para discutir o que fazer a seguir.

A mensagem que podemos tirar dessa passagem bíblica é que a violência não é a resposta e que devemos confiar em Deus em todas as situações.

Explicação de Lucas 22:49

A hesitação dos discípulos diante da traição

A cena era tensa. Jesus estava cercado por seus discípulos e os líderes religiosos que o haviam traído. Todos sabiam o que estava prestes a acontecer: a prisão e a condenação de Jesus. Mas, diante da iminente ameaça, os discípulos ficaram indecisos. O que deveriam fazer? Atacar com espadas?

Foi nesse momento que um dos discípulos, Pedro, resolveu agir por conta própria. Ele sacou a espada e cortou a orelha de um dos servos do sumo sacerdote. Mas Jesus o repreendeu, dizendo que aqueles que usam a espada, pela espada morrem.

Os discípulos, então, perceberam que não era esse o caminho que Jesus queria que eles seguissem. Ele não queria uma revolução violenta, mas sim uma transformação interior. Uma mudança de coração que levasse as pessoas a amarem uns aos outros, mesmo diante das adversidades.

Essa passagem bíblica é um exemplo de como muitas vezes nos sentimos perdidos diante das dificuldades da vida. Ficamos indecisos, sem saber o que fazer. Mas, se seguirmos o exemplo de Jesus, podemos encontrar a paz e a sabedoria para lidar com qualquer situação.

Ao invés de agir por impulso, como Pedro, devemos buscar a orientação divina e confiar que Deus nos guiará pelo caminho certo. Mesmo que esse caminho seja difícil e doloroso, podemos ter a certeza de que, se seguirmos os ensinamentos de Jesus, encontraremos a verdadeira felicidade e a paz interior que tanto buscamos.

Versões

49

Os que estavam ao redor de Jesus, vendo o que estava por acontecer, perguntaram: — Senhor, devemos atacar com as espadas?

49

Quando os discípulos que estavam com Jesus viram o que ia acontecer, disseram: — Senhor, devemos atacar essa gente com as nossas espadas?