Lucas 12:48

48

Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido".

Significado do Versículo

Lucas 12:48 é parte de um discurso de Jesus aos seus discípulos sobre a vigilância e a prontidão para a volta do Senhor.

Essa frase significa que quanto mais conhecimento e recursos uma pessoa tem, mais responsabilidade ela tem de usá-los de maneira correta.

"Aquele que não a conhece" se refere a uma pessoa que não conhece a vontade de Deus ou não tem acesso à revelação divina.

"Coisas merecedoras de castigo" são ações que vão contra a vontade de Deus e que merecem punição.

A mensagem principal dessa passagem é que a responsabilidade está diretamente relacionada ao conhecimento e recursos que temos, e que devemos ser fiéis na administração das coisas que nos foram confiadas.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas sendo responsáveis com tudo o que temos e usá-lo para a glória de Deus.

"A quem muito foi confiado, muito mais será pedido" significa que quanto mais responsabilidades temos, mais seremos cobrados por Deus.

O conhecimento aumenta a responsabilidade, pois quanto mais sabemos, mais somos responsáveis por agir de acordo com a vontade de Deus.

Aqueles que têm mais responsabilidades são mais exigidos porque têm mais recursos e conhecimento para cumprir a vontade de Deus.

Podemos ser fiéis na administração das coisas que nos foram confiadas sendo diligentes, honestos e usando tudo para a glória de Deus.

Explicação de Lucas 12:48

A responsabilidade aumenta proporcionalmente ao conhecimento adquirido

Muitas vezes, nos deparamos com a ideia de que a ignorância é uma bênção, mas a verdade é que a ignorância pode ser perigosa. Aqueles que têm acesso ao conhecimento e não o utilizam para o bem, são merecedores de castigo. Essa é a mensagem que o versículo de Lucas 12:48 nos traz.

A história por trás dessa referência bíblica começa com Jesus ensinando seus discípulos sobre a importância de estar preparado para a volta do Senhor. Ele diz que aqueles que estão prontos serão recompensados, mas aqueles que não estão, serão punidos. Em seguida, ele usa uma analogia para ilustrar seu ponto de vista. Ele fala sobre um servo que foi colocado no comando da casa de seu senhor enquanto ele estava fora. Se o servo fizesse o que era esperado dele e cuidasse da casa, ele seria recompensado. Mas se ele abusasse de sua posição e começasse a agir de forma imprudente, ele seria punido.

Foi então que Jesus disse a famosa frase: "A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido". Isso significa que aqueles que têm mais conhecimento e responsabilidade são obrigados a agir de acordo com isso. Eles não podem simplesmente ignorar suas obrigações e esperar que tudo dê certo. Eles precisam usar seu conhecimento e habilidades para fazer o bem e ajudar os outros.

Essa mensagem é relevante em todas as áreas da vida. Se você tem um trabalho importante, precisa se esforçar para fazer o melhor possível. Se você tem uma posição de liderança, precisa liderar com integridade e sabedoria. Se você tem uma família, precisa cuidar deles e protegê-los. E se você tem fé, precisa usá-la para fazer o bem e ajudar os outros.

Em resumo, o versículo de Lucas 12:48 nos lembra que a responsabilidade aumenta proporcionalmente ao conhecimento adquirido. Aqueles que têm mais conhecimento e habilidades são obrigados a agir de acordo com isso. Eles precisam usar seu conhecimento e habilidades para fazer o bem e ajudar os outros. E aqueles que não o fazem, serão punidos.

Versões

48

Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites.Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.

48

Mas o empregado que não sabe o que o patrão quer e faz alguma coisa que merece castigo, esse empregado será castigado com poucas chicotadas. Assim será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido.