Juízes 21:14

14

Os benjamitas voltaram naquela ocasião e receberam as mulheres de Jabes-Gileade que tinham sido poupadas. Mas não havia suficientes mulheres para todos eles.

Significado do Versículo

Os benjamitas eram uma das doze tribos de Israel.

As mulheres de Jabes-Gileade foram poupadas durante uma guerra entre os israelitas e os amonitas.

As mulheres de Jabes-Gileade foram poupadas porque elas ajudaram a esconder os espiões israelitas.

Os benjamitas precisavam de mulheres para se casar e ter filhos, pois muitos deles haviam morrido durante uma guerra civil.

A solução encontrada pelos benjamitas foi sequestrar mulheres de outras tribos que estavam dançando em um festival.

As mulheres foram escolhidas por sorteio.

Os benjamitas conseguiram convencer as outras tribos a permitir que eles se casassem com as mulheres escolhidas porque eles estavam em perigo de extinção como tribo.

As outras tribos ficaram indignadas com a decisão dos benjamitas e ameaçaram atacá-los.

Isso nos ensina que a cultura e a sociedade da época eram muito diferentes das nossas, e que a guerra e a violência eram comuns.

A mensagem que podemos tirar dessa passagem hoje em dia é a importância de valorizar a vida humana e de buscar soluções pacíficas para os problemas, em vez de recorrer à violência e à guerra.

Explicação de Juízes 21:14

A Escassez de Mulheres em Israel Antigo

No período em que os juízes governavam Israel, houve uma grande guerra entre as tribos de Israel e a tribo de Benjamim. Após a guerra, os benjamitas ficaram sem mulheres, pois todas haviam sido mortas durante a batalha. Os outros israelitas, que haviam feito um juramento de não dar suas filhas em casamento para os benjamitas, estavam preocupados com o futuro da tribo de Benjamim.

Então, eles decidiram enviar uma expedição para Jabes-Gileade, uma cidade que não havia participado da guerra, para sequestrar mulheres solteiras e dá-las em casamento para os benjamitas. A expedição foi bem-sucedida e eles conseguiram capturar várias mulheres. No entanto, ainda não havia mulheres suficientes para todos os benjamitas.

Para resolver o problema, os israelitas decidiram realizar um festival em Siló e convidaram os benjamitas para participar. Durante o festival, eles permitiram que os benjamitas raptassem mulheres solteiras que dançavam na vinha. Com isso, conseguiram fornecer esposas para todos os benjamitas.

Embora essa história possa parecer chocante e imoral aos olhos modernos, é importante lembrar que ela ocorreu em um contexto histórico e cultural muito diferente do nosso. Naquela época, o casamento era visto como uma questão de sobrevivência e continuidade da linhagem, e as mulheres eram vistas como propriedade dos homens. Além disso, o juramento que os israelitas haviam feito de não dar suas filhas em casamento para os benjamitas era considerado sagrado e não poderia ser quebrado.

Apesar disso, a história de Juízes 21:14 nos lembra da importância de respeitar a dignidade e os direitos das mulheres em todas as épocas e culturas.

Versões

14

Foi nesse tempo que os benjamitas voltaram e receberam aquelas mulheres de Jabes-Gileade que tinham sido conservadas com vida. Porém não havia uma para cada um deles.

14

Aí os benjamitas voltaram e receberam aquelas quatrocentas moças de Jabes-Gileade. Porém não havia moças em número suficiente para todos.