Juízes 17:5

5

Ora, esse homem, Mica, possuía um santuário, e fez um manto sacerdotal e alguns ídolos da família e pôs um dos seus filhos como seu sacerdote.

Significado do Versículo

O personagem principal da passagem bíblica é Mica.

Mica possuía um santuário em sua casa.

Mica pôs um dos seus filhos como seu sacerdote.

O manto sacerdotal era uma vestimenta usada pelos sacerdotes para realizar as cerimônias religiosas.

Os ídolos da família de Mica eram objetos de adoração que representavam divindades.

A religião de Mica não era a verdadeira religião de Deus.

A lei de Deus proíbe a criação de ídolos e a adoração de outras divindades.

A passagem bíblica nos ensina que é importante seguir a lei de Deus e adorá-lo somente a Ele.

A história de Mica nos ensina sobre a importância de seguir a verdadeira religião de Deus e não se desviar para outras crenças.

A mensagem principal que podemos extrair da passagem bíblica é que devemos adorar somente a Deus e seguir a Sua lei.

Explicação de Juízes 17:5

A história de um homem que construiu seu próprio santuário e fez seus próprios ídolos

Na época em que os juízes governavam Israel, um homem chamado Mica vivia na região montanhosa de Efraim. Ele era um homem rico, mas não estava satisfeito com sua vida espiritual. Então, ele decidiu construir seu próprio santuário e fazer seus próprios ídolos.

Mica construiu seu santuário em sua casa e fez um manto sacerdotal para seu filho mais novo. Ele também fez alguns ídolos da família, que eram imagens de madeira e pedra. Mica colocou um dos seus filhos como sacerdote do santuário.

Mica acreditava que seu santuário e seus ídolos o ajudariam a se conectar com Deus. Ele pensava que, ao fazer seus próprios ídolos, ele poderia controlar sua relação com Deus e obter bênçãos e proteção.

No entanto, Mica estava errado. A Bíblia diz que, naquela época, "cada um fazia o que achava certo" (Juízes 17:6). Isso significa que as pessoas estavam seguindo seus próprios caminhos e não estavam obedecendo aos mandamentos de Deus.

Mica não percebeu que estava desobedecendo a Deus ao fazer seus próprios ídolos e construir seu próprio santuário. Ele não percebeu que Deus havia dado instruções claras sobre como adorá-lo e que ele não deveria fazer seus próprios ídolos.

A história de Mica nos mostra que é fácil cair na armadilha de pensar que podemos controlar nossa relação com Deus. No entanto, Deus é soberano e nos deu instruções claras sobre como adorá-lo. Devemos seguir essas instruções e não tentar fazer nossos próprios caminhos.

A história de Mica também nos lembra que devemos ser cuidadosos ao seguir nossos próprios desejos e impulsos. Devemos sempre buscar a vontade de Deus em nossas vidas e seguir seus mandamentos. Somente assim podemos encontrar verdadeira paz e felicidade.

Versões

5

E, assim, este homem, Mica, veio a ter um santuário. Fez uma estola sacerdotal, alguns ídolos do lar, e consagrou um de seus filhos para ser o sacerdote.

5

Mica fez uma capela. Ele fez outros ídolos e também uma roupa de sacerdote. Separou um dos seus filhos para ser o seu sacerdote.