Jeremias 48:27

27

Não foi Israel objeto de ridículo para você? Foi ele encontrado em companhia de ladrões para que você sacuda a cabeça sempre que fala dele?

Significado do Versículo

O profeta Jeremias está falando nessa passagem bíblica.

O pronome "você" se refere a Moabe, um povo vizinho de Israel.

A passagem é parte de uma profecia de Jeremias sobre a destruição de Moabe.

Israel está sendo ridicularizado por causa de suas derrotas militares e por ter se tornado objeto de escárnio entre as nações vizinhas.

"Encontrado em companhia de ladrões" significa que Israel foi associado a pessoas de má reputação e que não eram confiáveis.

"Sacudir a cabeça" era uma expressão de desaprovação e desprezo.

O autor do livro de Jeremias é o próprio profeta Jeremias.

O tema principal do livro de Jeremias é a mensagem de Deus para o povo de Judá e para as nações vizinhas, anunciando a destruição iminente por causa de seus pecados.

Essa passagem se relaciona com o tema principal do livro de Jeremias ao mostrar como as nações vizinhas zombavam de Israel e como Deus usaria essas nações para punir o seu povo.

A mensagem que podemos extrair dessa passagem é que a zombaria e o desprezo dos outros povos não são motivo para desespero, pois Deus tem o controle sobre a história e usará até mesmo os inimigos para cumprir os seus propósitos.

Explicação de Jeremias 48:27

A história por trás da referência bíblica que fala sobre Israel sendo objeto de ridículo

Em um momento de grande tensão entre as nações, o profeta Jeremias recebeu uma mensagem de Deus para ser entregue aos moabitas. O povo de Moabe havia se rebelado contra Israel e, por isso, Deus havia decidido puni-los. A mensagem de Jeremias era clara: a destruição estava chegando.

No meio dessa mensagem, Jeremias faz uma pergunta aos moabitas: "Não foi Israel objeto de ridículo para você? Foi ele encontrado em companhia de ladrões para que você sacuda a cabeça sempre que fala dele?".

Essa pergunta pode parecer estranha à primeira vista, mas ela tem um significado profundo. Jeremias está lembrando aos moabitas que, no passado, Israel havia sido humilhado e ridicularizado por outras nações. E agora, os moabitas estavam se juntando a essa lista de inimigos.

Mas o que teria levado Israel a ser objeto de ridículo? A resposta está na história do povo de Deus. Israel havia sido escolhido por Deus para ser uma nação santa, um povo separado para servir ao Senhor. No entanto, Israel havia se afastado de Deus e se envolvido em práticas pecaminosas. E isso havia levado à sua queda e humilhação diante das nações.

Ao fazer essa pergunta aos moabitas, Jeremias está lembrando-os de que Israel era um povo escolhido por Deus e que, apesar de seus erros, ainda era amado pelo Senhor. E que, assim como Israel havia sido humilhado, os moabitas também seriam punidos por sua rebelião contra Deus.

Essa referência bíblica é um lembrete poderoso de que Deus é fiel a seu povo, mesmo quando eles falham. E que, no final, a justiça de Deus prevalecerá sobre todas as nações.

Hoje, podemos aplicar essa mensagem em nossas próprias vidas. Assim como Israel, podemos nos afastar de Deus e nos envolver em práticas pecaminosas. Mas, assim como Deus foi fiel a Israel, ele também é fiel a nós. E se nos arrependermos e nos voltarmos para ele, ele nos perdoará e nos restaurará.

Portanto, que possamos lembrar sempre da mensagem de Jeremias aos moabitas e nos esforçar para viver uma vida que honre a Deus. E que, assim como Israel, possamos ser um povo escolhido por Deus, amado e protegido por ele.

Versões

27

Pois não foi Israel também motivo de riso para você? Mas por acaso foi Israel achado entre ladrões, para que você balance a cabeça, quando fala dele?

27

Moabe, você lembra de como zombou do povo de Israel? Você tratou esse povo como se tivesse sido preso junto com uma quadrilha de ladrões.