Jeremias 48:1

1

Acerca de Moabe assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: "Ai de Nebo, pois ficou em ruínas. Quiriataim foi derrotada e capturada; a fortaleza foi derrotada e destroçada.

Significado do Versículo

Moabe é uma região localizada a leste do Mar Morto, que atualmente faz parte da Jordânia.

Nebo era uma cidade importante em Moabe, e "Ai" é uma expressão de lamento e tristeza pela sua destruição.

Quiriataim era uma cidade fortificada em Moabe.

Quiriataim foi derrotada e capturada provavelmente por um exército inimigo.

A fortaleza mencionada pode ser uma referência à cidade de Quiriataim ou a outra fortificação em Moabe.

A fortaleza foi derrotada e destroçada provavelmente por um exército inimigo.

O Senhor dos Exércitos é um título dado a Deus na Bíblia, que enfatiza seu poder e soberania.

"Deus de Israel" é uma referência ao Deus adorado pelos israelitas.

"Assim diz o Senhor" é uma expressão que indica que a mensagem que segue é uma palavra de Deus.

Este versículo faz parte de uma profecia de julgamento contra Moabe, que foi cumprida quando o império babilônico invadiu e destruiu a região.

Explicação de Jeremias 48:1

A queda de uma cidade moabita

A referência bíblica Jeremias 48:1 é uma mensagem profética do Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, sobre a queda de uma cidade moabita. O profeta Jeremias recebeu essa mensagem do Senhor e a transmitiu ao povo de Judá, alertando-os sobre a destruição que viria sobre os seus vizinhos moabitas.

Moabe era um país localizado a leste do Mar Morto, que fazia fronteira com a terra de Israel. Os moabitas eram descendentes de Ló, sobrinho de Abraão, e eram considerados inimigos dos israelitas. Ao longo da história bíblica, houve várias guerras entre esses dois povos.

No versículo em questão, o Senhor anuncia a queda de Nebo, uma cidade moabita que ficava numa montanha, e de Quiriataim, uma cidade fortificada. Ambas foram derrotadas e capturadas pelos inimigos, e a fortaleza foi destruída.

Essa mensagem do Senhor era uma advertência aos moabitas, que haviam se rebelado contra o domínio babilônico e se aliado a outras nações para lutar contra o rei Nabucodonosor. O Senhor estava dizendo que a sua ira se voltaria contra eles por causa da sua arrogância e desobediência.

A queda de Nebo e Quiriataim foi um sinal do julgamento divino sobre Moabe, que seria completamente destruído pelos seus inimigos. O Senhor estava mostrando que a sua justiça prevaleceria sobre a injustiça dos moabitas, que haviam se esquecido do seu Deus e se voltado para os ídolos.

Essa mensagem profética também era uma advertência aos israelitas, que estavam em aliança com os moabitas e corriam o risco de serem arrastados para a mesma destruição. O Senhor estava chamando o seu povo de volta à obediência e à fidelidade, para que não sofressem o mesmo destino dos seus vizinhos.

Em resumo, o versículo Jeremias 48:1 é uma mensagem profética do Senhor sobre a queda de uma cidade moabita e o julgamento divino sobre o povo de Moabe. Essa mensagem era uma advertência aos moabitas e aos israelitas, para que se arrependessem e voltassem à obediência ao Deus verdadeiro.

Versões

1

A respeito de Moabe, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: "Ai da cidade de Nebo, porque foi destruída! Quiriataim está envergonhada, já foi tomada; a fortaleza está envergonhada e destruída.

1

O Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, disse o seguinte a respeito de Moabe: “Tenham pena do povo da cidade de Nebo porque ela está destruída! Quiriataim foi tomada, a sua fortaleza poderosa foi arrasada, e o seu povo ficou humilhado.