Jeremias 23:32

32

Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos", declara o Senhor. "Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem lhes autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo", declara o Senhor.

Significado do Versículo

O contexto de Jeremias 23:32 é a condenação dos falsos profetas que enganavam o povo de Deus.

Os profetas que estão sendo condenados são aqueles que profetizam sonhos falsos e mentiras irresponsáveis.

"Profetizar sonhos falsos" significa inventar ou transmitir falsas mensagens divinas.

Deus está contra esses profetas porque eles desviam o povo de Deus com suas mentiras irresponsáveis.

"Mentiras irresponsáveis" são falsas mensagens que não têm fundamento na verdade divina.

Esses profetas desviam o povo de Deus ao fazer com que eles sigam falsas doutrinas e práticas religiosas.

Deus não os enviou nem lhes autorizou porque eles não falam a verdade divina.

A consequência de seguir esses profetas falsos é a perda da salvação e a condenação eterna.

Um profeta verdadeiro é aquele que fala a verdade divina e é confirmado por Deus através de sinais e maravilhas.

A mensagem principal de Jeremias 23:32 é que devemos ter cuidado com os falsos profetas e seguir somente a verdade divina.

Explicação de Jeremias 23:32

A Condenação Divina aos Falsos Profetas

A Bíblia é um livro sagrado que contém muitas passagens que servem como guia para a vida dos cristãos. Uma dessas passagens é Jeremias 23:32, que condena os falsos profetas que profetizam sonhos falsos e desviam o povo de Deus. Essa passagem é uma advertência para aqueles que se apresentam como profetas, mas que na verdade não têm autorização divina para falar em nome de Deus.

Jeremias era um profeta do Antigo Testamento que viveu em Judá durante o reinado de Josias, por volta de 627 a.C. Ele recebeu a missão de anunciar a mensagem de Deus ao povo de Judá e de alertá-los sobre o julgamento divino que viria sobre eles se não se arrependessem de seus pecados. Jeremias enfrentou muita oposição e perseguição por causa de sua mensagem, mas ele permaneceu fiel a Deus e continuou a pregar a verdade, mesmo quando isso lhe custou muito.

Em Jeremias 23, Deus fala através do profeta sobre os falsos profetas que estavam enganando o povo de Judá. Esses falsos profetas estavam dizendo ao povo que tudo estava bem e que não havia necessidade de se arrependerem de seus pecados. Eles estavam profetizando sonhos falsos e mentiras irresponsáveis que desviavam o povo de Deus do caminho certo.

Deus condena esses falsos profetas e diz que eles não foram enviados por Ele nem autorizados a falar em Seu nome. Eles não trazem benefício algum ao povo de Deus e, na verdade, estão desviando-os do caminho da verdade e da justiça.

Essa passagem é uma advertência para todos os cristãos de que devemos ter cuidado com aqueles que se apresentam como profetas ou líderes espirituais, mas que não têm autorização divina para falar em nome de Deus. Devemos sempre testar o espírito e verificar se o que está sendo pregado está de acordo com a Palavra de Deus.

Em resumo, Jeremias 23:32 é uma passagem que condena os falsos profetas e nos lembra da importância de permanecermos fiéis à verdade de Deus. Devemos sempre buscar a orientação de Deus em nossas vidas e nos mantermos vigilantes contra aqueles que tentam nos desviar do caminho certo.

Versões

32

Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor , e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem o meu povo andar errante. Eu não os enviei, nem lhes dei ordem alguma; e eles não trazem nenhum proveito a este povo, diz o Senhor .

32

Escutem o que eu, o Senhor , estou dizendo! Sou contra os profetas que contam sonhos cheios de mentiras. Eles contam esses sonhos e, dizendo mentiras e se gabando, fazem o meu povo errar. Eu não os enviei, nem os mandei ir, e eles não ajudam o meu povo em nada. Eu, o Senhor , estou falando.