Jeremias 18:18

18

Então disseram: "Venham! Façamos planos contra Jeremias, pois não cessará o ensino da lei pelo sacerdote nem o conselho do sábio nem a mensagem do profeta. Venham! Façamos acusações contra ele e não ouçamos nada do que ele disser".

Significado do Versículo

Os conspiradores.

Eles não queriam que Jeremias continuasse a ensinar a lei, aconselhar e profetizar.

Eles queriam impedir a mensagem de Deus de ser divulgada.

Jeremias era o alvo das acusações.

Eles não queriam ouvir Jeremias porque ele estava falando a verdade e isso ameaçava seus interesses.

Jeremias era um profeta.

Jeremias confiou em Deus e continuou a pregar a mensagem de Deus.

Os conspiradores não tiveram sucesso em seus planos e Jeremias continuou a pregar a mensagem de Deus.

A mensagem principal é que a verdadeira mensagem de Deus não pode ser silenciada e aqueles que tentam impedir a sua propagação serão frustrados.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, lembrando que devemos sempre buscar a verdade e não permitir que nossos interesses pessoais nos impeçam de ouvir a mensagem de Deus.

Explicação de Jeremias 18:18

A conspiração contra um profeta incômodo

Há muitos anos, em uma terra distante, um homem chamado Jeremias era um profeta que pregava a palavra de Deus. Ele alertava o povo sobre a necessidade de mudar seus caminhos e seguir os mandamentos divinos. No entanto, suas palavras não eram bem recebidas por todos.

Algumas pessoas, especialmente os líderes religiosos e políticos, não gostavam do que Jeremias dizia. Eles se sentiam ameaçados por suas mensagens e temiam perder seu poder e influência sobre o povo. Então, eles começaram a conspirar contra o profeta.

Em um encontro secreto, esses líderes planejaram como poderiam silenciar Jeremias. Eles sabiam que não podiam simplesmente matá-lo, pois isso poderia causar uma revolta popular. Então, decidiram difamá-lo e desacreditá-lo perante o povo.

Eles disseram: "Venham! Façamos planos contra Jeremias, pois não cessará o ensino da lei pelo sacerdote nem o conselho do sábio nem a mensagem do profeta. Venham! Façamos acusações contra ele e não ouçamos nada do que ele disser".

Essas palavras foram um sinal claro de que eles não estavam dispostos a ouvir a mensagem de Jeremias. Eles estavam determinados a calá-lo de qualquer maneira. Mas o profeta não se deixou intimidar. Ele continuou pregando a palavra de Deus, mesmo quando isso lhe custou a liberdade e a segurança.

A história de Jeremias é um exemplo de como a verdade pode ser ameaçadora para aqueles que têm poder e influência. Mas também é um lembrete de que a coragem e a determinação podem superar a conspiração e a injustiça.

Hoje, ainda enfrentamos situações em que a verdade é ignorada e aqueles que a defendem são perseguidos. Mas, assim como Jeremias, podemos encontrar força na nossa fé e continuar lutando por aquilo em que acreditamos.

Versões

18

Então disseram: — Venham! Vamos fazer planos contra Jeremias. Porque não há de faltar a lei ao sacerdote, nem o conselho ao sábio, nem a palavra ao profeta. Venham! Vamos fazer acusações contra ele e não dar atenção a nenhuma das suas palavras.

18

Aí o povo disse: — Vamos dar um jeito de nos livrarmos de Jeremias! Pois sempre haverá sacerdotes para nos ensinar, sábios para nos dar conselhos e profetas para anunciar a mensagem de Deus. Vamos fazer acusações contra ele e deixar de ouvir o que ele diz.