Jeremias 18:15

15

Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim: queimam incenso a ídolos inúteis, que os fazem tropeçar em seus caminhos e nas antigas veredas, para que andem em desvios, em estradas não aterradas.

Significado do Versículo

O autor da passagem bíblica de Jeremias 18:15 é o profeta Jeremias.

A passagem foi escrita durante o período em que o povo de Judá estava sendo ameaçado pelos babilônios.

"Queimar incenso a ídolos inúteis" significa adorar falsos deuses em vez de Deus verdadeiro.

"Antigas veredas" são os caminhos que Deus estabeleceu para o seu povo seguir.

"Andar em desvios" significa se afastar dos caminhos de Deus e seguir caminhos errados.

A consequência de esquecer de Deus é se afastar dos seus caminhos e seguir caminhos errados.

As pessoas escolhem seguir ídolos em vez de Deus porque acreditam que esses ídolos podem lhes trazer benefícios materiais ou espirituais.

Podemos evitar esquecer de Deus mantendo uma relação íntima com Ele através da oração, leitura da Bíblia e participação em comunidades cristãs.

Seguir as veredas antigas é importante porque são os caminhos que Deus estabeleceu para o seu povo seguir.

Podemos andar em estradas aterradas seguindo os caminhos de Deus e evitando os caminhos errados.

Explicação de Jeremias 18:15

A triste história do povo que se esqueceu de Deus e se perdeu em seus próprios caminhos

Em meio a um tempo de idolatria e desobediência, o profeta Jeremias recebeu uma mensagem de Deus para o seu povo. Em Jeremias 18:15, o Senhor lamenta que o seu povo tenha se esquecido dele e esteja seguindo por caminhos tortuosos, tropeçando em ídolos inúteis e se desviando das antigas veredas.

A história começa com o povo de Israel, que havia sido escolhido por Deus para ser o seu povo especial. No entanto, ao longo dos anos, eles se afastaram do Senhor e começaram a adorar outros deuses, construindo altares e oferecendo sacrifícios a ídolos de madeira e pedra.

Deus enviou muitos profetas para advertir o povo sobre as consequências de sua idolatria e desobediência, mas eles não ouviram. Jeremias foi um desses profetas, e ele foi especialmente chamado para alertar o povo sobre a destruição iminente que viria sobre eles se não se arrependessem.

Em Jeremias 18:15, Deus lamenta que o seu povo tenha se esquecido dele e esteja seguindo por caminhos tortuosos. Eles estão queimando incenso a ídolos inúteis, que os fazem tropeçar em seus caminhos e se desviar das antigas veredas. Em vez de seguir o caminho do Senhor, eles estão seguindo por estradas não aterradas, que levarão à destruição e ao sofrimento.

Infelizmente, o povo de Israel não ouviu a mensagem de Jeremias e continuou em sua idolatria e desobediência. Como resultado, eles foram conquistados pelos babilônios e levados para o exílio. Foi um tempo de grande sofrimento e tristeza para o povo de Deus.

No entanto, mesmo em meio a essa dor e sofrimento, Deus não os abandonou. Ele prometeu trazê-los de volta para a sua terra e restaurar a sua relação com eles. E, de fato, depois de muitos anos, o povo de Israel foi restaurado à sua terra e reconstruiu o templo de Deus.

A mensagem de Jeremias 18:15 é uma advertência para todos nós. Devemos nos lembrar de Deus e seguir os seus caminhos, em vez de nos desviar para caminhos tortuosos e seguir ídolos inúteis. Se seguirmos o caminho do Senhor, ele nos guiará para a vida eterna e a felicidade.

Versões

15

Mas o meu povo se esqueceu de mim. Queimou incenso aos ídolos, que os fizeram tropeçar nos seus caminhos e nas veredas antigas, para que andassem por desvios, por caminhos não aterrados,

15

Mas o meu povo tem esquecido de mim e queima incenso aos ídolos. No caminho em que deviam andar, eles tropeçam. Não seguem os caminhos antigos, mas vão por atalhos que não estão marcados.