Isaías 53:5

5

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

Significado do Versículo

"Ele" se refere ao Servo Sofredor, que é descrito em todo o capítulo 53 de Isaías.

"Transpassado" e "esmagado" se referem à morte violenta do Servo Sofredor.

"Nossas transgressões" e "nossas iniqüidades" se referem aos pecados da humanidade.

O "castigo que nos trouxe paz" se refere à morte do Servo Sofredor, que trouxe reconciliação entre Deus e a humanidade.

As feridas do Servo Sofredor nos curaram espiritualmente, proporcionando a salvação e a cura da alma.

Os judeus interpretam Isaías 53:5 como uma referência ao povo de Israel como um todo, e não a um indivíduo específico.

Isaías 53:5 é importante teologicamente porque aponta para a morte sacrificial do Servo Sofredor como a solução para o problema do pecado.

Isaías 53:5 se relaciona com o restante do livro de Isaías porque é parte de uma série de profecias que apontam para a vinda do Messias.

Os cristãos interpretam Isaías 53:5 como uma profecia cumprida em Jesus Cristo, que morreu pelos pecados da humanidade e trouxe salvação e cura espiritual.

Explicação de Isaías 53:5

A Profecia do Sofrimento do Messias e a Cura das Nossas Feridas

Isaías 53:5 é um dos versículos mais conhecidos da Bíblia, mas sua história remonta a milhares de anos atrás. O profeta Isaías, que viveu no século VIII a.C., recebeu uma visão de Deus sobre a vinda do Messias, o Salvador prometido. Em sua visão, Isaías viu o Messias sofrendo e sendo morto pelos pecados do povo.

O versículo em questão fala sobre o sofrimento do Messias em nosso lugar. Ele foi transpassado e esmagado por causa das nossas transgressões e iniqüidades. O castigo que deveríamos receber estava sobre ele, mas ele o levou em nosso lugar, trazendo-nos a paz. E pelas suas feridas fomos curados, recebendo a cura para as nossas doenças espirituais.

Essa profecia foi cumprida na pessoa de Jesus Cristo, que veio ao mundo para morrer pelos nossos pecados e nos reconciliar com Deus. Ele foi traído, preso, julgado e condenado à morte na cruz. Lá, ele sofreu a dor e o castigo que nós merecíamos, levando sobre si os nossos pecados e transgressões.

Mas a história não termina na cruz. Três dias depois, Jesus ressuscitou dos mortos, vencendo a morte e o pecado. Sua morte e ressurreição nos oferecem a salvação e a cura para as nossas feridas espirituais. Podemos ser perdoados e reconciliados com Deus, recebendo a vida eterna e a paz que só ele pode dar.

Isaías 53:5 é um lembrete poderoso do amor e da graça de Deus por nós. Ele não nos deixou em nossos pecados e miséria, mas enviou seu Filho para nos salvar e curar. Podemos confiar nele e em sua obra na cruz, sabendo que fomos perdoados e curados por seu sacrifício.

Versões

5

Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados.

5

Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu.