Isaías 23:3

3

e as grandes águas. O trigo de Sior e a colheita do Nilo eram a sua renda, e vocês se tornaram o suprimento das nações.

Significado do Versículo

As "grandes águas" podem se referir ao mar Mediterrâneo, que fazia parte da rota comercial de Tiro.

O trigo de Sior era um produto agrícola cultivado em uma região próxima a Tiro.

A colheita do Nilo se refere às colheitas agrícolas do Egito, que eram uma importante fonte de renda para Tiro.

"Vocês" se refere aos habitantes de Tiro.

"Suprimento das nações" significa que Tiro fornecia bens e serviços para outras nações, o que era uma fonte importante de renda.

O destinatário da mensagem de Isaías 23:3 é Tiro.

Isaías 23:3 foi escrito durante o período em que Tiro era uma cidade importante no comércio do Mediterrâneo, por volta do século VIII a.C.

O propósito da mensagem de Isaías 23:3 é alertar Tiro sobre sua dependência do comércio e sua arrogância em relação a outras nações.

Isaías 23:3 se relaciona com o restante do livro de Isaías, que contém muitas profecias sobre a queda de nações que se afastaram de Deus.

A relevância desse verso para os cristãos hoje é que ele nos lembra da importância de não confiar em riquezas materiais e de não sermos arrogantes em relação a outras pessoas.

Explicação de Isaías 23:3

A riqueza de uma cidade costeira e sua queda

Havia uma cidade costeira próspera, conhecida por sua grande riqueza e comércio marítimo. Seus habitantes eram orgulhosos de sua cidade e de sua posição privilegiada no comércio internacional. Eles cultivavam trigo em suas terras férteis e colhiam as águas do Nilo para obter uma renda abundante.

Mas a cidade começou a se tornar arrogante e acreditava que sua riqueza era eterna. Eles se esqueceram de que sua prosperidade dependia das águas que os alimentavam e do trigo que cultivavam. Eles se tornaram cada vez mais egoístas e gananciosos, explorando seus vizinhos e comerciantes estrangeiros.

Foi então que uma profecia foi dada a eles, alertando que sua riqueza seria perdida e que eles se tornariam o suprimento das nações. Eles ignoraram a profecia, acreditando que sua cidade era invencível e que nada poderia derrubá-los.

Mas a profecia se cumpriu. As águas que antes eram abundantes começaram a secar, o trigo não crescia mais e a cidade perdeu sua fonte de renda. Os comerciantes estrangeiros deixaram de vir, e os habitantes da cidade foram forçados a se tornar o suprimento de outras nações, vendendo seus bens e serviços para sobreviver.

A cidade ficou em ruínas, e seus habitantes se arrependeram de sua arrogância e ganância. Eles perceberam que sua riqueza não era eterna e que sua prosperidade dependia da natureza e da boa vontade dos outros. Eles se voltaram para a fé e começaram a reconstruir sua cidade, desta vez com humildade e gratidão.

A profecia que havia sido dada a eles se tornou uma lição para todos os que ouviam. A riqueza não é eterna, e a arrogância e a ganância só levam à ruína. É preciso ser grato pelo que se tem e cuidar do que se tem, para que a prosperidade possa continuar.

Versões

3

Através das vastas águas, você recebeu o cereal dos canais do Egito e a colheita do Nilo, e você, ó Tiro, se tornou a feira das nações.

3

navegavam nos oceanos imensos. Do rio Nilo, no Egito, vinham os cereais que vocês vendiam a todas as nações, tirando disso grandes lucros.