Hebreus 7:28

28

Pois a Lei constitui sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas; mas o juramento, que veio depois da Lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.

Significado do Versículo

Isso significa que os sacerdotes da antiga aliança eram humanos e, portanto, sujeitos a fraquezas e pecados.

Os "homens que têm fraquezas" são os sacerdotes da antiga aliança.

O juramento refere-se ao juramento que Deus fez a respeito de Jesus, como mencionado em Hebreus 6:17-18.

O juramento é o que estabelece Jesus como o sumo sacerdote perfeito.

O "Filho" mencionado nesse versículo é Jesus Cristo.

"Perfeito para sempre" significa que Jesus é o sumo sacerdote perfeito e completo para sempre, sem a necessidade de outro sacerdote.

Jesus é perfeito porque ele é tanto humano quanto divino, e nunca pecou.

Jesus é um sacerdote de uma ordem superior, a ordem de Melquisedeque, que não está limitada à tribo de Levi.

"Depois da Lei" significa após a antiga aliança, quando Jesus veio e estabeleceu uma nova aliança.

Esse versículo é importante porque mostra que Jesus é o sumo sacerdote perfeito e completo, que não precisa ser substituído por outro sacerdote humano. Isso é fundamental para a teologia cristã, pois mostra que a salvação vem somente através de Jesus Cristo.

Explicação de Hebreus 7:28

A História do Juramento que Constituiu o Filho como Sumo Sacerdote Perfeito

O versículo em questão fala sobre a superioridade do Filho em relação aos sumos sacerdotes que eram escolhidos pela Lei. Essa referência bíblica é encontrada no livro de Hebreus, que foi escrito para um grupo de judeus convertidos ao cristianismo que estavam enfrentando perseguições e tentações para voltar ao judaísmo.

O autor de Hebreus começa o capítulo 7 falando sobre Melquisedeque, um personagem misterioso do Antigo Testamento que é mencionado em Gênesis 14. Melquisedeque era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, e Abraão lhe deu o dízimo de tudo o que tinha. O autor de Hebreus usa essa figura para mostrar que Jesus é um sumo sacerdote superior a todos os outros, inclusive aos da ordem de Arão, que eram os sacerdotes da Lei.

O autor de Hebreus argumenta que Jesus é um sumo sacerdote perfeito porque ele não tem fraquezas como os outros sacerdotes. Ele não precisa oferecer sacrifícios por seus próprios pecados, como os sacerdotes da Lei faziam, porque ele é sem pecado. Além disso, ele ofereceu um sacrifício perfeito de uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo na cruz.

Mas como Jesus pode ser um sumo sacerdote se ele não é da tribo de Levi, como exigia a Lei? O autor de Hebreus responde que Jesus é um sumo sacerdote da ordem de Melquisedeque, que é superior à ordem de Arão. E ele é um sumo sacerdote para sempre, porque ele vive para sempre.

O versículo 28 resume essa argumentação ao dizer que a Lei constitui sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas, mas o juramento que veio depois da Lei constitui o Filho, perfeito para sempre. Esse juramento é mencionado no Salmo 110, que é citado várias vezes em Hebreus. Nesse salmo, Deus diz ao Messias: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque".

Assim, o autor de Hebreus mostra que Jesus é o sumo sacerdote perfeito que foi prometido no Antigo Testamento. Ele é superior a todos os outros sacerdotes, porque ele é sem pecado, ofereceu um sacrifício perfeito e é um sumo sacerdote para sempre. E ele é um sumo sacerdote da ordem de Melquisedeque, que é superior à ordem de Arão. Essa argumentação é importante para os judeus convertidos ao cristianismo, porque mostra que Jesus é o cumprimento das promessas do Antigo Testamento e que ele é o único caminho para a salvação.

Versões

28

Porque a lei constitui homens sujeitos a fraquezas como sumos sacerdotes, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.

28

A Lei de Moisés escolheu homens, que são imperfeitos, para serem Grandes Sacerdotes. Mas, pela promessa feita com juramento, a qual veio depois da Lei de Moisés, Deus escolhe o Filho, que se tornou perfeito para sempre.