Gênesis 27:33

33

Profundamente abalado, Isaque começou a tremer muito e disse: "Quem então apanhou a caça e a trouxe para mim? Acabei de comê-la antes de você entrar e a ele abençoei; e abençoado ele será! "

Significado do Versículo

Isaque é o filho de Abraão e Rebeca, e pai de Jacó e Esaú.

Isaque ficou profundamente abalado porque descobriu que havia abençoado o filho errado.

Isaque comeu a caça que Esaú havia caçado.

Jacó apanhou a caça para Isaque.

A bênção que Isaque deu era uma bênção patriarcal, que garantia a primogenitura e a prosperidade da família.

O nome do filho que Isaque abençoou foi Jacó.

Isaque não percebeu que estava abençoando o filho errado porque estava velho e cego.

Esaú ficou furioso e planejou matar Jacó.

Jacó teve que se disfarçar de Esaú para enganar Isaque e receber a bênção.

A consequência da bênção de Isaque foi que Jacó se tornou o herdeiro da promessa de Deus para Abraão, enquanto Esaú perdeu sua posição de primogênito.

Explicação de Gênesis 27:33

O engano de Jacó e a bênção de Isaque

Isaque, o filho de Abraão, estava envelhecendo e sua visão estava ficando fraca. Ele chamou seu filho mais velho, Esaú, para caçar e preparar um prato de carne para ele comer e, em seguida, abençoá-lo antes de morrer. No entanto, a mãe de Jacó, Rebeca, ouviu a conversa e decidiu ajudar seu filho favorito a receber a bênção em vez de Esaú.

Rebeca instruiu Jacó a matar um cabrito e preparar um prato de carne para Isaque, enquanto ela vestia Jacó com as roupas de Esaú e cobria suas mãos com pele de cabrito para enganar seu pai. Quando Jacó entrou no quarto de Isaque, ele disse que era Esaú e ofereceu o prato de carne para seu pai. Isaque, que não conseguia ver claramente, perguntou como ele havia conseguido a carne tão rapidamente. Jacó mentiu e disse que Deus havia ajudado a caçar a presa.

Isaque comeu o prato de carne e, em seguida, abençoou Jacó, pensando que era Esaú. Quando Esaú voltou da caça e descobriu que Jacó havia recebido a bênção, ele ficou furioso e planejou matar seu irmão. Rebeca, mais uma vez, interveio e instruiu Jacó a fugir para a casa de seu tio, Labão, até que a raiva de Esaú diminuísse.

Enquanto isso, Isaque ficou profundamente abalado quando descobriu o engano. Ele começou a tremer e perguntou quem havia trazido a carne que ele havia acabado de comer. Quando ele percebeu que havia abençoado Jacó em vez de Esaú, ele não podia fazer nada além de confirmar a bênção.

Embora o engano de Jacó e Rebeca tenha sido condenado, a bênção de Isaque permaneceu com Jacó. Isaque percebeu que Deus havia permitido que isso acontecesse e que a bênção era para Jacó. A história de Gênesis 27:33 é uma lição sobre a importância da honestidade e da confiança em Deus. Mesmo quando as coisas não acontecem como esperamos, podemos confiar que Deus tem um plano maior e que ele pode usar até mesmo nossos erros para cumprir sua vontade.

Versões

33

Isaque estremeceu, sentindo uma violenta comoção. E disse: — Mas então quem foi aquele que apanhou a caça e trouxe para mim? Eu comi tudo, antes que você chegasse, e o abençoei, e ele será abençoado.

33

Isaque ficou agitado e começou a tremer muito. E disse: — Então quem foi que caçou um animal e trouxe para mim? Eu comi antes que você chegasse e dei àquele homem a minha bênção. Ele é quem será abençoado.