Gênesis 26:11

11

E Abimeleque ordenou a todo o povo: "Quem tocar neste homem ou em sua mulher certamente morrerá! "

Significado do Versículo

Abimeleque era o rei dos filisteus.

Abimeleque ordenou ao povo que não tocasse em Isaque e Rebeca porque ele reconheceu que Deus estava com eles e temia a ira divina.

Isaque e Rebeca estavam na terra de Gerar porque Isaque havia sido instruído por Deus a não descer para o Egito e a habitar naquela terra.

O povo respeitou a ordem de Abimeleque e não tocou em Isaque e Rebeca.

Quem desobedecesse a ordem de Abimeleque certamente morreria.

O nome Abimeleque significa "meu pai é rei".

Abimeleque se preocupou em proteger Isaque e Rebeca porque ele reconheceu que Deus estava com eles e temia a ira divina.

Abimeleque era filho de Gideão, que havia feito um pacto de paz com Abraão.

O contexto histórico dessa passagem bíblica é a vida de Isaque, filho de Abraão, e sua jornada em busca da bênção divina.

Podemos aprender com a atitude de Abimeleque que é possível reconhecer a presença de Deus na vida de outras pessoas, mesmo que elas sejam de outra cultura ou religião, e que devemos respeitar e proteger aqueles que são abençoados por Deus.

Explicação de Gênesis 26:11

A ordem de Abimeleque que resultou em morte certa

Em um tempo muito antigo, havia um homem chamado Isaque, filho de Abraão, que vivia em Gerar com sua esposa Rebeca. Isaque era um homem muito abençoado por Deus e prosperava em tudo o que fazia. No entanto, quando a fome se abateu sobre a terra, ele decidiu ir para o Egito em busca de alimento.

Antes de partir, Isaque teve um sonho em que Deus lhe disse para não ir ao Egito, mas permanecer em Gerar. Ele obedeceu e, em pouco tempo, tornou-se muito rico, o que despertou a inveja dos filisteus que viviam na região.

Certo dia, Abimeleque, o rei dos filisteus, viu Isaque acariciando sua esposa Rebeca e percebeu que eles eram casados. Abimeleque ficou furioso, pois havia ordenado que ninguém tocasse em Isaque ou em sua esposa, sob pena de morte.

Abimeleque convocou todo o povo e ordenou que ninguém tocasse em Isaque ou em sua esposa, sob pena de morte. Ele disse que Isaque era um homem abençoado por Deus e que qualquer um que o tocasse seria amaldiçoado.

No entanto, um dia, alguns filisteus começaram a disputar um poço de água com Isaque. Isaque tentou evitar a briga, mas os filisteus insistiram em lutar. Isaque acabou vencendo a briga e os filisteus foram embora.

No entanto, Abimeleque descobriu o ocorrido e ficou furioso. Ele convocou novamente todo o povo e ordenou que qualquer um que tocasse em Isaque ou em sua esposa seria morto. Ele disse que Isaque era um homem abençoado por Deus e que qualquer um que o tocasse seria amaldiçoado.

Isaque continuou a prosperar e a se tornar cada vez mais rico. Ele cavou mais poços de água e plantou muitas sementes. Ele se tornou tão rico que os filisteus começaram a temê-lo.

Em um dia, Abimeleque foi visitar Isaque e pediu-lhe para fazer um acordo de paz. Isaque concordou e eles fizeram um acordo de paz. Abimeleque reconheceu que Isaque era um homem abençoado por Deus e que qualquer um que o tocasse seria amaldiçoado.

A história de Gênesis 26:11 é uma história de proteção divina. Deus abençoou Isaque e o protegeu de seus inimigos. Abimeleque percebeu que Isaque era um homem abençoado por Deus e que qualquer um que o tocasse seria amaldiçoado. Isaque continuou a prosperar e a se tornar cada vez mais rico, e Abimeleque acabou reconhecendo a proteção divina sobre ele.

Versões

11

Então Abimeleque deu esta ordem a todo o povo: — Quem tocar neste homem ou na sua mulher certamente morrerá.

11

Então Abimeleque mandou a todo o seu povo o seguinte aviso: “Se alguém tratar mal este homem ou a sua mulher, será morto.”