Gênesis 19:11

11

Depois feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, dos mais jovens aos mais velhos, de maneira que não conseguiam encontrar a porta.

Significado do Versículo

Os homens eram os habitantes de Sodoma que vieram à casa de Ló para exigir que ele entregasse os dois anjos que estavam hospedados lá.

Eles foram feridos de cegueira como um ato de proteção divina para impedir que eles machucassem Ló e os anjos.

Os anjos que estavam hospedados na casa de Ló foram os responsáveis por ferir os homens.

Os homens não conseguiam encontrar a porta porque foram cegados.

A casa em questão era a casa de Ló em Sodoma.

Ló e os dois anjos estavam dentro da casa.

A história em que essa passagem está inserida é a história da destruição de Sodoma e Gomorra.

Essa passagem representa a intervenção divina para proteger os justos e punir os ímpios.

A mensagem que podemos extrair dessa passagem é que Deus sempre protege aqueles que são fiéis a Ele, mesmo em meio à adversidade.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas lembrando que, mesmo quando enfrentamos dificuldades, podemos confiar em Deus para nos proteger e nos guiar.

Explicação de Gênesis 19:11

O ataque que deixou os homens cegos à porta da casa

Em Gênesis 19:11, é contada a história de um ataque que deixou os homens cegos à porta da casa de Ló. Esses homens eram habitantes da cidade de Sodoma, que havia se tornado conhecida por seus pecados e imoralidade. Dois anjos visitaram Ló na cidade e ele os convidou para ficar em sua casa durante a noite. No entanto, os homens de Sodoma descobriram a presença dos anjos e cercaram a casa de Ló, exigindo que ele os entregasse para que pudessem abusá-los sexualmente.

Ló, desesperado, ofereceu suas duas filhas virgens em troca dos anjos, mas os homens de Sodoma não aceitaram a oferta. Foi então que os anjos intervieram, ferindo de cegueira todos os homens que estavam à porta da casa, dos mais jovens aos mais velhos. Eles ficaram tão confusos e desorientados que não conseguiram encontrar a porta para escapar.

Os anjos então instruíram Ló e sua família a fugir da cidade antes que ela fosse destruída. Ló, sua esposa e suas filhas foram guiados pelos anjos para fora da cidade, mas foram avisados para não olhar para trás. Infelizmente, a esposa de Ló desobedeceu e olhou para trás, transformando-se em uma estátua de sal.

A história de Gênesis 19:11 é frequentemente citada como um exemplo da ira divina contra a imoralidade e a maldade. Também é vista como um lembrete da importância de obedecer a Deus e seguir seus mandamentos, mesmo em situações difíceis.

Versões

11

E feriram de cegueira os que estavam do lado de fora, desde o menor até o maior, de modo que se cansaram à procura da porta.

11

Em seguida eles fizeram que os homens, tanto os moços como os velhos, que estavam do lado de fora, ficassem cegos; e assim não conseguiram encontrar a porta.