Êxodo 37:6

6

Fez a tampa de ouro puro com um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura.

Significado do Versículo

A "tampa de ouro puro" é uma peça de mobiliário sagrado, também conhecida como "tampa da arca", que cobre a arca da aliança.

A tampa é feita de ouro puro porque é um material precioso e simboliza a santidade de Deus.

O propósito da tampa é proteger e cobrir a arca da aliança, que contém as tábuas da lei e outros objetos sagrados.

O tamanho da tampa é especificado na passagem para indicar suas dimensões exatas.

O tamanho da tampa não tem um significado simbólico específico além de ser apropriado para cobrir a arca da aliança.

O "metro" é uma unidade de medida de comprimento, equivalente a 100 centímetros.

A tampa foi feita de acordo com as instruções de Deus dadas a Moisés.

A tampa foi feita pelos artesãos Bezalel e Aoliabe, que foram escolhidos por Deus para construir o tabernáculo e seus móveis.

A passagem faz parte da descrição detalhada da construção do tabernáculo, que foi uma estrutura móvel usada pelos israelitas durante sua jornada no deserto.

A tampa é um dos móveis sagrados mais importantes do tabernáculo e simboliza a presença de Deus entre seu povo.

Explicação de Êxodo 37:6

A elaboração da tampa de ouro puro para a Arca da Aliança

A Arca da Aliança era um objeto sagrado para o povo de Israel, pois nela eram guardadas as tábuas da Lei, que foram entregues a Moisés por Deus no Monte Sinai. Para proteger as tábuas, a Arca era revestida de ouro puro e possuía uma tampa também de ouro puro, conhecida como Propiciatório.

A confecção da tampa foi descrita em Êxodo 37:6, onde é mencionado que ela tinha um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura. A tampa era feita de uma única peça de ouro puro, que foi martelada e moldada até atingir as medidas exatas.

A tampa era adornada com dois querubins, também de ouro puro, que ficavam de frente um para o outro e com as asas estendidas sobre a tampa. Os querubins representavam a presença de Deus e sua proteção sobre o povo de Israel.

A tampa era colocada sobre a Arca da Aliança, formando um conjunto que simbolizava a presença de Deus no meio do povo. A Arca era levada pelos sacerdotes durante as peregrinações do povo pelo deserto e, posteriormente, foi guardada no Templo de Jerusalém.

A tampa da Arca da Aliança era um objeto sagrado e de grande importância para o povo de Israel, pois representava a presença de Deus entre eles. A confecção da tampa de ouro puro com as medidas exatas e os querubins adornando-a era uma tarefa que exigia muita habilidade e precisão, e foi realizada com todo o cuidado e dedicação pelos artesãos escolhidos por Deus para essa missão.

Hoje em dia, a Arca da Aliança não existe mais e seu paradeiro é desconhecido. No entanto, a história da confecção da tampa de ouro puro e sua importância para o povo de Israel ainda é lembrada e celebrada como um símbolo da presença de Deus entre seu povo.

Versões

6

Fez também o propiciatório de ouro puro, de um metro e dez de comprimento e sessenta e seis centímetros de largura.

6

Bezalel fez uma tampa de ouro puro de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura.