Êxodo 32:13

13

Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaque e Israel, aos quais juraste por ti mesmo: ‘Farei que os seus descendentes sejam numerosos como as estrelas do céu e lhes darei toda esta terra que lhes prometi, que será a sua herança para sempre’ ".

Significado do Versículo

Abraão, Isaque e Israel são os patriarcas do povo de Israel, considerados ancestrais da nação.

"Lembrar-se" dos servos significa ter em mente a promessa feita a eles e agir de acordo com ela.

"Jurar por si mesmo" significa que Deus fez a promessa com base em sua própria autoridade e fidelidade.

"Descendentes numerosos como as estrelas do céu" significa que a posteridade dos servos seria muito grande.

A terra prometida aos servos é a Terra de Canaã, que se estende do rio Nilo até o Eufrates.

"Herança para sempre" significa que a terra seria passada de geração em geração como propriedade do povo de Israel.

Deus fez essa promessa aos servos porque eles foram fiéis a ele e obedeceram seus mandamentos.

A promessa se aplica tanto aos descendentes físicos quanto espirituais dos servos, ou seja, aqueles que seguem a Deus em fé.

A promessa ainda é válida hoje em dia, mas sua realização depende da fidelidade do povo de Deus.

A promessa se relaciona com a história de Êxodo porque Deus estava lembrando a Moisés de sua fidelidade aos servos e reafirmando seu compromisso com o povo de Israel.

Explicação de Êxodo 32:13

A Promessa Divina de Multiplicar a Descendência de Abraão e Isaque

No livro de Êxodo, encontramos uma passagem que fala sobre a promessa divina de multiplicar a descendência de Abraão e Isaque. Essa promessa foi feita por Deus a Abraão, o pai da nação de Israel, e foi reafirmada a Isaque, seu filho. A promessa consistia em tornar a descendência deles tão numerosa quanto as estrelas do céu e dar-lhes a terra de Canaã como herança para sempre.

A história começa com Moisés, o líder dos israelitas que haviam sido libertados da escravidão no Egito. Ele subiu ao monte Sinai para receber as tábuas da lei de Deus e ficou lá por quarenta dias e quarenta noites. Enquanto isso, o povo de Israel ficou impaciente e pediu a Arão, irmão de Moisés, que fizesse para eles um ídolo para adorar. Arão concordou e fez um bezerro de ouro, que o povo adorou.

Quando Moisés desceu do monte e viu o que havia acontecido, ficou furioso e quebrou as tábuas da lei. Ele então confrontou Arão e o povo de Israel, e Deus ficou irado com eles. Mas Moisés intercedeu em favor do povo e pediu a Deus que não os destruísse. Foi então que ele lembrou a Deus da promessa que havia feito a Abraão, Isaque e Israel, de multiplicar a sua descendência e dar-lhes a terra de Canaã como herança para sempre.

Deus ouviu a oração de Moisés e decidiu não destruir o povo de Israel. Ele ordenou que Moisés fizesse novas tábuas da lei e subisse novamente ao monte Sinai para recebê-las. E assim foi feito. Moisés subiu ao monte, recebeu as tábuas da lei e desceu novamente para o acampamento dos israelitas.

Essa passagem da Bíblia é importante porque mostra a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. Ele havia prometido a Abraão e Isaque que sua descendência seria numerosa e que teriam a terra de Canaã como herança para sempre. E mesmo que o povo de Israel tenha pecado e desobedecido a Deus, Ele ainda cumpriu sua promessa por causa da intercessão de Moisés.

Hoje, podemos confiar que Deus é fiel em cumprir suas promessas em nossas vidas também. Se Ele prometeu algo a nós, podemos ter certeza de que Ele cumprirá, mesmo que pareça impossível ou que tenhamos falhado em algum momento. Basta confiar e perseverar na fé.

Versões

13

Lembra-te de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, dizendo: "Multiplicarei a descendência de vocês como as estrelas do céu, e toda esta terra de que tenho falado, eu a darei à sua descendência, para que a possuam por herança eternamente."

13

Lembra dos teus servos Abraão, Isaque e Jacó. Lembra do juramento que fizeste de lhes dar tantos descendentes quantas estrelas há no céu. Lembra também que prometeste que darias aos seus descendentes toda aquela terra para ser propriedade deles para sempre.