Êxodo 3:10

10

Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas".

Significado do Versículo

O "eu" que envia Moisés ao faraó é Deus.

Deus escolheu Moisés porque ele era um homem fiel e corajoso, que se importava com o povo de Israel.

Os israelitas mencionados no versículo são os descendentes de Jacó, que foram escravizados no Egito.

Deus queria que os israelitas saíssem do Egito para que pudessem adorá-lo livremente e viver em sua terra prometida.

O faraó na época em que Moisés foi enviado era provavelmente Ramsés II.

Moisés se sentiu assustado e inseguro, mas confiou em Deus para guiá-lo.

Moisés iria convencer o faraó através de sinais e maravilhas que Deus realizaria por meio dele.

Os israelitas ficaram felizes e esperançosos ao saber que Moisés seria seu líder.

Moisés se preparou através da oração e da confiança em Deus.

O resultado da missão de Moisés foi a libertação dos israelitas do Egito e sua jornada em direção à terra prometida.

Explicação de Êxodo 3:10

A história da chamada de Moisés para liderar o povo de Israel

Moisés era um homem comum, um pastor de ovelhas no deserto de Midiã. Ele havia fugido do Egito anos antes, depois de matar um egípcio que estava maltratando um hebreu. Mas um dia, enquanto pastoreava suas ovelhas, ele viu uma visão estranha: uma sarça ardente que não se consumia. Quando se aproximou para ver melhor, ouviu uma voz que o chamou pelo nome. Era a voz de Deus.

Deus disse a Moisés que havia visto o sofrimento do seu povo, os israelitas, que estavam escravizados no Egito. Ele havia decidido libertá-los e escolheu Moisés para liderar essa missão. Moisés ficou assustado e duvidou de si mesmo, mas Deus prometeu estar com ele e lhe dar forças.

Deus deu a Moisés uma série de sinais e maravilhas para mostrar ao faraó que ele era um enviado divino e exigir que ele libertasse os israelitas. Moisés e seu irmão Arão foram ao palácio do faraó e pediram a libertação do povo, mas o faraó se recusou. Então Deus enviou uma série de pragas sobre o Egito, começando com a transformação da água do rio Nilo em sangue.

As pragas foram se intensificando, com rãs, piolhos, moscas, doenças no gado, úlceras, granizo, gafanhotos e trevas. Mas o faraó continuava a resistir. Finalmente, Deus enviou a décima praga, a morte dos primogênitos egípcios. Mas os israelitas foram protegidos pela marca do sangue do cordeiro em suas portas.

O faraó finalmente cedeu e permitiu que os israelitas deixassem o Egito. Moisés liderou o povo em direção ao Mar Vermelho, mas o faraó mudou de ideia e enviou seu exército para persegui-los. Deus abriu o mar para que os israelitas passassem a pé enxuto, mas fechou-o sobre os egípcios, que se afogaram.

Moisés levou o povo pelo deserto em direção à Terra Prometida, mas eles enfrentaram muitas dificuldades e tentações ao longo do caminho. Deus lhes deu água da rocha, maná do céu e proteção contra seus inimigos. Moisés recebeu as tábuas da Lei no Monte Sinai e ensinou ao povo os mandamentos de Deus.

No final, Moisés não entrou na Terra Prometida, mas deixou um legado de liderança e fé que inspirou gerações posteriores. A história da chamada de Moisés para liderar o povo de Israel é um exemplo de como Deus pode escolher as pessoas mais improváveis para realizar grandes coisas.

Versões

10

Agora venha, e eu o enviarei a Faraó, para que você tire do Egito o meu povo, os filhos de Israel.

10

Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.