Ester 5:8

8

Se o rei tem consideração por mim, e se lhe agrada atender e conceder o meu pedido, que o rei e Hamã venham amanhã ao banquete que lhes prepararei. Então responderei à pergunta do rei".

Significado do Versículo

O personagem principal da passagem é Ester.

Ester quer pedir ao rei que salve seu povo judeu da morte iminente.

Hamã é um oficial do rei que planeja a destruição dos judeus.

Ester convida Hamã para o banquete para que ele não suspeite de suas intenções.

Ester é a esposa do rei.

O banquete é importante porque é onde Ester fará seu pedido ao rei.

Ester espera conseguir a salvação de seu povo com o pedido ao rei.

Ester só responde à pergunta do rei depois do banquete para manter o suspense e garantir a atenção do rei.

O rei aceita o convite de Ester para o banquete.

Depois do banquete, Ester faz seu pedido ao rei e consegue a salvação de seu povo.

Explicação de Ester 5:8

A audácia de Ester em pedir um favor ao rei

Ester, uma jovem judia, foi escolhida pelo rei persa para ser sua rainha. Porém, ela escondeu sua origem e religião dos demais, seguindo as ordens de seu tio Mardoqueu. Em certo momento, Hamã, um dos conselheiros do rei, planejou um genocídio contra os judeus e convenceu o rei a assinar um decreto que permitia a matança. Mardoqueu pediu a Ester que intercedesse pelo povo judeu junto ao rei, mas isso poderia custar sua vida, já que ninguém podia entrar na presença do rei sem ser convidado.

Ester decidiu arriscar tudo e marcou um banquete para o rei e Hamã. Durante o jantar, o rei perguntou a Ester qual era seu pedido. Ela pediu que o rei e Hamã comparecessem a um segundo banquete no dia seguinte, e então ela responderia à pergunta do rei. O rei concordou e Hamã ficou radiante, achando que Ester estava agradando-o.

No entanto, Hamã não sabia que Ester era judia e que seu plano de genocídio incluía também a rainha. Naquela noite, o rei não conseguia dormir e pediu que lhe trouxessem o livro de registros de suas conquistas. Lá, ele descobriu que Mardoqueu havia salvado sua vida ao denunciar um plano de assassinato contra ele. O rei decidiu honrar Mardoqueu e pediu a Hamã que o homenageasse publicamente.

No dia seguinte, no segundo banquete, o rei perguntou novamente a Ester qual era seu pedido. Ela revelou sua origem e contou sobre o plano de genocídio contra seu povo. O rei ficou furioso e perguntou a Hamã o que ele achava que deveria ser feito com alguém que planejava matar a rainha e seu povo. Hamã foi enforcado e um novo decreto foi assinado, permitindo que os judeus se defendessem de seus inimigos.

Ester arriscou sua vida para salvar seu povo e, ao mesmo tempo, revelou sua identidade ao rei. Ela mostrou coragem e astúcia ao preparar dois banquetes para o rei e Hamã, ganhando sua confiança e tempo para revelar a verdade. O versículo em questão mostra a audácia de Ester em pedir um favor ao rei, sabendo que poderia ser perigoso. Mas sua confiança em Deus e em sua missão a guiaram para a vitória.

Versões

8

se achei favor diante do rei, e se for do agrado do rei conceder o meu pedido e cumprir o meu desejo, então que o rei venha com Hamã ao banquete que vou preparar para eles amanhã. Então farei o pedido que o rei me concede.

8

se eu puder me valer da bondade do rei, e se for do seu agrado atender o meu pedido, gostaria de convidar o senhor e Hamã para outro banquete que eu vou preparar amanhã para os dois. Aí lhe direi o que eu quero.