Esdras 9:1

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Depois que foram feitas essas coisas, os líderes vieram dizer-me: "O povo de Israel, inclusive os sacerdotes e os levitas, não se mantiveram separados dos povos vizinhos e suas práticas repugnantes, como as dos cananeus, dos hititas, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus.

Significado do Versículo

Esdras é um personagem bíblico do Antigo Testamento, um sacerdote e escriba que liderou o retorno dos exilados judeus da Babilônia para Jerusalém.

O povo de Israel não se manteve separado dos povos vizinhos por causa de influências culturais e sociais, bem como por causa de casamentos mistos.

Os povos vizinhos mencionados no versículo são os cananeus, hititas, ferezeus, jebuseus, amonitas, moabitas, egípcios e amorreus.

As práticas repugnantes mencionadas no versículo são as práticas religiosas e culturais desses povos vizinhos, que incluíam idolatria, sacrifícios humanos e imoralidade sexual.

Os cananeus, hititas, ferezeus, jebuseus, amonitas, moabitas, egípcios e amorreus são povos que habitavam a região da Palestina e do Oriente Médio na época do Antigo Testamento.

O contexto histórico em que Esdras 9:1 foi escrito é o período pós-exílio babilônico, quando os judeus retornaram a Jerusalém e reconstruíram o templo e a cidade.

A mensagem principal de Esdras 9:1 é a importância da separação do povo de Deus dos povos vizinhos e de suas práticas repugnantes.

Esdras ficou muito triste e angustiado com a notícia dos líderes e orou a Deus pedindo perdão pelos pecados do povo.

Explicação de Esdras 9:1

A Condenação dos Israelitas por se Misturarem com Outros Povos

Após a reconstrução do Templo de Jerusalém, Esdras, um sacerdote e escriba, foi enviado de volta à Judá para ajudar a reorganizar a vida religiosa e social do povo. No entanto, quando os líderes vieram falar com ele, eles o informaram que o povo de Israel, incluindo os sacerdotes e levitas, não estavam mantendo-se separados dos povos vizinhos e suas práticas repugnantes.

Esdras ficou profundamente perturbado com essa notícia, pois sabia que a mistura com outros povos e suas práticas pagãs era uma das razões pelas quais Deus havia permitido que o povo fosse exilado na Babilônia. Ele rasgou suas vestes em sinal de luto e orou a Deus, confessando os pecados do povo e pedindo perdão.

Esdras então convocou uma assembleia de todo o povo de Israel e leu a Lei de Deus para eles. Ele os lembrou de que Deus havia ordenado que eles se mantivessem separados dos povos vizinhos e suas práticas, e que a desobediência a essa ordem traria a ira de Deus sobre eles.

O povo de Israel, ao ouvir as palavras de Esdras e a leitura da Lei, ficou profundamente arrependido e concordou em se separar dos povos vizinhos e suas práticas. Eles fizeram um pacto com Deus, prometendo obedecer a Sua Lei e se manterem separados dos povos vizinhos.

Esdras então liderou o povo em um período de jejum e oração, pedindo a Deus que perdoasse seus pecados e os purificasse de toda impureza. E Deus respondeu suas orações, enviando um forte vento do deserto que limpou a terra e trouxe chuva para regar as plantações.

Esdras continuou a ensinar a Lei de Deus ao povo de Israel, ajudando-os a se manterem fiéis a Deus e a se separarem dos povos vizinhos e suas práticas. Eles reconstruíram suas vidas religiosas e sociais, e Deus os abençoou com paz e prosperidade.

A referência bíblica de Esdras 9:1 é um lembrete para o povo de Deus de que eles devem se manter separados do mundo e de suas práticas pecaminosas. É um chamado à santidade e à obediência a Deus, e uma advertência contra a desobediência e a mistura com o mundo.

Versões

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Acabadas estas coisas, alguns dos chefes vieram falar comigo, dizendo: — O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas não se separaram dos povos de outras terras e das suas abominações, isto é, dos cananeus, dos heteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus.

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Depois que tudo isso foi feito, alguns líderes do povo de Israel vieram falar comigo. Eles me contaram que o povo, os sacerdotes e os levitas não tinham ficado separados das pessoas e dos costumes pagãos e nojentos dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus.