Esdras 2:19

19

de Hasum 223

Significado do Versículo

Hasum é um dos líderes do povo de Israel que retornou do exílio na Babilônia.

Hasum é mencionado como um dos que ajudaram a reconstruir o templo em Jerusalém.

O número 223 se refere ao número de pessoas que vieram com Hasum para Jerusalém.

Hasum é mencionado em outras passagens bíblicas, como em Neemias 7:22.

Hasum era um líder do povo de Israel que retornou do exílio na Babilônia e ajudou na reconstrução do templo em Jerusalém.

O contexto histórico é o retorno do povo de Israel do exílio na Babilônia e a reconstrução do templo em Jerusalém.

A menção de Hasum indica que havia líderes e pessoas importantes no povo de Israel que estavam dispostos a trabalhar juntos para reconstruir sua nação.

Hasum é relevante para a história do povo de Israel porque ele foi um dos líderes que ajudou a reconstruir o templo em Jerusalém, um evento significativo na história de Israel.

A mensagem espiritual que podemos extrair da menção de Hasum na Bíblia é a importância da liderança e da cooperação na construção da comunidade.

Podemos aplicar a história de Hasum em nossas vidas hoje, lembrando-nos da importância de trabalhar juntos para construir uma comunidade forte e próspera.

Explicação de Esdras 2:19

A lista de nomes que revela a importância da comunidade

Em um antigo registro, uma lista de nomes é encontrada. Entre eles, um chama a atenção: Hasum. Não se sabe muito sobre ele, mas sabe-se que ele é um dos 223 nomes que compõem essa lista. Essa lista é uma espécie de censo, que registra os nomes dos exilados que retornaram à Jerusalém após o cativeiro babilônico. Esses nomes são importantes porque eles revelam a importância da comunidade e a necessidade de se reconstruir a cidade e o templo.

A história começa no ano 538 a.C., quando o rei persa Ciro emitiu um decreto permitindo que os judeus que haviam sido exilados na Babilônia voltassem para Jerusalém e reconstruíssem o templo. Cerca de 50.000 judeus responderam ao chamado e voltaram para a cidade. Eles enfrentaram muitas dificuldades, como a oposição dos vizinhos samaritanos e a falta de recursos financeiros. Mas eles perseveraram e, em 516 a.C., o templo foi reconstruído.

A lista de nomes, que inclui Hasum, foi compilada por Esdras, um sacerdote e escriba que liderou o segundo grupo de exilados que retornou a Jerusalém em 458 a.C. Esdras era um estudioso da lei de Moisés e foi encarregado pelo rei persa Artaxerxes de ensinar a lei aos judeus em Jerusalém. Ele também ajudou a reconstruir a cidade e a restaurar a adoração no templo.

A lista de nomes é importante porque ela mostra que a comunidade judaica estava unida em seu desejo de reconstruir Jerusalém e o templo. Cada nome representa uma pessoa que fez parte desse esforço coletivo. Alguns nomes são de líderes importantes, como Zorobabel, que liderou o primeiro grupo de exilados que voltou para Jerusalém, e Josué, o sumo sacerdote. Outros nomes são de pessoas comuns, como Hasum, que não são mencionados em nenhum outro lugar da Bíblia.

A lista de nomes também é importante porque ela mostra que a comunidade judaica estava preocupada em manter suas tradições e sua identidade como povo de Deus. Cada nome representa uma família que se esforçou para manter viva a fé e a cultura judaicas durante o exílio na Babilônia. Essas famílias agora estavam voltando para Jerusalém para reconstruir a cidade e o templo e para restaurar a adoração a Deus.

Em resumo, o versículo Esdras 2:19 é apenas um dos 223 nomes que compõem a lista de exilados que retornaram a Jerusalém após o cativeiro babilônico. Essa lista é importante porque ela mostra a importância da comunidade e a necessidade de se reconstruir a cidade e o templo. Cada nome representa uma pessoa que fez parte desse esforço coletivo e que se esforçou para manter viva a fé e a cultura judaicas durante o exílio na Babilônia.

Versões

19

Os filhos de Hasum, duzentos e vinte e três.

19

Parós: dois mil cento e setenta e dois; Sefatias: trezentos e setenta e dois; Ará: setecentos e setenta e cinco; Paate-Moabe, isto é, os descendentes de Jesua e de Moabe: dois mil oitocentos e doze; Elão: mil duzentos e cinquenta e quatro; Zatu: novecentos e quarenta e cinco; Zacai: setecentos e sessenta; Bani: seiscentos e quarenta e dois; Bebai: seiscentos e vinte e três; Azgade: mil duzentos e vinte e dois; Adonicã: seiscentos e sessenta e seis; Bigvai: dois mil e cinquenta e seis; Adim: quatrocentos e cinquenta e quatro; Ater, também chamado de Ezequias: noventa e oito; Besai: trezentos e vinte e três; Jora: cento e doze; Hasum: duzentos e vinte e três; Gibar: noventa e cinco.