Efésios 2:22

22

Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

Significado do Versículo

"Nele" se refere a Jesus Cristo, e "sendo juntamente edificados" significa que estamos sendo construídos juntos com outros crentes em Cristo.

Todos os crentes em Jesus Cristo estão sendo edificados juntos.

"Para se tornarem morada de Deus" significa que Deus deseja habitar em nós, tornando-nos Seu templo.

Podemos nos tornar morada de Deus através da fé em Jesus Cristo e do arrependimento dos nossos pecados.

O Espírito de Deus é o Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade.

O Espírito de Deus habita em nós quando nos tornamos crentes em Jesus Cristo e somos batizados no Espírito Santo.

Ser morada de Deus é importante porque nos permite ter uma comunhão mais profunda com Ele e nos capacita a viver uma vida santa e justa.

"Juntamente edificados" significa que estamos sendo construídos juntos, como um corpo de crentes em Cristo.

Podemos ser edificados em conjunto através da comunhão, do estudo da Bíblia e da oração em grupo.

Ser morada de Deus e ser edificado em conjunto estão intimamente relacionados, pois Deus habita em nós quando estamos unidos em Cristo e edificados juntos como Seu povo.

Explicação de Efésios 2:22

A construção da morada divina dentro de nós

O versículo em questão fala sobre a construção de uma morada divina dentro de nós, através do Espírito Santo. Esse processo de edificação é uma das principais metáforas utilizadas na Bíblia para descrever a relação entre Deus e o ser humano. A ideia é que, assim como uma casa é construída com tijolos e cimento, a nossa vida espiritual é construída com as experiências que temos e as escolhas que fazemos.

A história por trás desse versículo começa com a cidade de Éfeso, na Ásia Menor, onde o apóstolo Paulo fundou uma das primeiras comunidades cristãs. Paulo escreveu uma carta aos efésios, que se tornou um dos livros do Novo Testamento, e nessa carta ele fala sobre a importância da unidade entre os cristãos e da construção da igreja como um corpo vivo.

No capítulo 2, Paulo começa falando sobre a condição anterior dos efésios, que eram gentios e estavam separados de Deus por causa do pecado. Ele diz que eles eram como mortos espirituais, seguindo os desejos do mundo e do diabo. Mas então ele diz que Deus, por meio da sua graça, os salvou e os trouxe para perto dele.

É nesse contexto que Paulo fala sobre a edificação da morada divina dentro de nós. Ele diz que os efésios, assim como todos os cristãos, estão sendo juntamente edificados em Cristo, formando um templo santo no Senhor. Esse templo não é feito de pedras e madeira, mas sim de pessoas, que são unidas pelo Espírito Santo.

Paulo continua dizendo que Jesus é a pedra angular desse templo, e que todos os que creem nele são pedras vivas, que são colocadas juntas para formar a casa de Deus. Ele diz que essa casa está em constante crescimento e aperfeiçoamento, e que o Espírito Santo é quem nos guia nesse processo.

O versículo em si resume essa ideia de forma clara e concisa: os cristãos estão sendo edificados em Cristo para se tornarem morada de Deus pelo Espírito Santo. Isso significa que a nossa vida espiritual não é algo que construímos sozinhos, mas sim algo que Deus constrói em nós, à medida que nos entregamos a ele e permitimos que o Espírito Santo nos guie.

Essa ideia de edificação é uma das mais importantes da Bíblia, pois nos lembra que a nossa vida espiritual não é algo estático ou imutável, mas sim algo que está em constante crescimento e transformação. E essa transformação não é algo que fazemos por nós mesmos, mas sim algo que Deus faz em nós, à medida que nos rendemos a ele e permitimos que o seu Espírito nos guie.

Versões

22

Nele também vocês estão sendo edificados, junto com os outros, para serem morada de Deus no Espírito.

22

Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.