Atos 9:36

36

Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.

Significado do Versículo

Tabita era uma discípula cristã.

Tabita morava em Jope.

Dorcas significa "gazela" em grego.

Tabita praticava boas obras e dava esmolas.

Tabita era considerada uma discípula por seguir os ensinamentos de Jesus Cristo.

Para Tabita, as boas obras eram uma forma de demonstrar amor e cuidado com o próximo.

Tabita era conhecida por dar esmolas para os pobres e necessitados.

As pessoas ficaram muito tristes e choraram pela morte de Tabita.

Pedro chegou em Jope e, após orar, ressuscitou Tabita dos mortos.

Explicação de Atos 9:36

A história de uma discípula em Jope que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas

No livro de Atos dos Apóstolos, é contada a história de uma discípula chamada Tabita, ou Dorcas em grego, que vivia na cidade de Jope. Ela era conhecida por sua dedicação em praticar boas obras e dar esmolas aos necessitados.

Tabita era uma mulher muito querida em sua comunidade, pois sempre estava disposta a ajudar quem precisasse. Ela costumava fazer roupas para os pobres e doentes, e também distribuía alimentos e outros recursos para aqueles que não tinham o suficiente para viver.

Certa vez, Tabita adoeceu e acabou falecendo. Seus amigos e discípulos ficaram muito tristes com sua morte, pois ela era uma pessoa muito especial e importante para todos eles. Então, eles decidiram preparar seu corpo para o sepultamento.

Enquanto isso, os discípulos de Jope ouviram que o apóstolo Pedro estava em uma cidade próxima, em Lida, e decidiram chamá-lo para que ele pudesse ver Tabita antes de seu sepultamento. Pedro prontamente atendeu ao chamado e foi até Jope para ver a discípula.

Quando chegou lá, Pedro foi levado até o quarto onde Tabita estava sendo preparada para o sepultamento. Ele viu que muitas pessoas estavam chorando e lamentando sua morte. Então, Pedro se ajoelhou e orou por ela.

Depois de orar, Pedro se virou para o corpo de Tabita e disse: "Tabita, levanta-te". E, para a surpresa de todos, ela abriu os olhos e se levantou. Pedro a ajudou a se levantar e a levou até seus amigos e discípulos, que ficaram maravilhados com o que acabara de acontecer.

A notícia sobre a ressurreição de Tabita se espalhou rapidamente por toda a cidade de Jope e muitas pessoas se converteram ao cristianismo ao verem o poder de Deus em ação. Tabita continuou a dedicar sua vida a fazer o bem e ajudar os necessitados, e se tornou uma inspiração para muitos.

Essa história nos mostra a importância de praticar boas obras e ajudar aqueles que precisam, como Tabita fez durante toda a sua vida. Também nos mostra que Deus tem o poder de fazer milagres e que devemos sempre confiar em sua vontade e em seu amor por nós.

Versões

36

Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, nome este que, traduzido, é Dorcas. Ela era notável pelas boas obras e esmolas que fazia.

36

Na cidade de Jope havia uma seguidora de Jesus chamada Tabita. (Este nome em grego é Dorcas .) Ela usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres.