A Igreja do Século 21 – Escriba Digital

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)

2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:

– Cumprimente-os, abrace-os.

– Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.

– Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.

– Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.

3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.

4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.

5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.

– Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.

– Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.

6 – Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.

– Apresentem o título da lição: A Igreja do Século 21.

– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.

– Para concluir utilize a dinâmica “Fundamento da nossa fé”.

Dinâmica: Fundamento da nossa fé

Objetivo:

Refletir sobre a forma como estamos edificando nossas vidas.

Material didático:

Quadro

Giz

Figura de uma casa construída na areia e outra construída na rocha.

Atividade didática:

Inicie a aula dizendo que vivemos tempos trabalhosos, por isso nossos jovens precisam ter a sua fé cristã bem fundamentadas para que possam enfrentar os desafios do nosso século. Eles precisam estar conscientes de que a fé cristã não pode estar alicerçada em filosofia, ciência ou teorias humanas, mas na Palavra de Deus e em Jesus Cristo.

Escreva no quadro de giz as palavras: Os construtores, a casa, os alicerces, a chuva, as consequências. Leia com os seus alunos a parábola dos construtores de Mateus 7.24-27, mostre-lhes uma imagem de uma casa construída na areia e outra construída na rocha, em seguida pergunte para eles; na construção da nossa vida espiritual, o que representa cada uma das palavras escrita no quadro de giz dentro da visão da lição de hoje? Extraia deles o máximo que puder sobre o significado de cada uma das cinco coisas que você escreveu no quadro. Em seguida explique que os construtores representa cada um de nós, todo dia martelamos pregos, ajustamos tabuas e construímos paredes. Alguém já disse que A VIDA É UM PROJETO QUE VOCÊ MESMO CONSTRÓI. Nossas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a ”casa” que vamos morar amanhã. Por isso, precisamos construir com sabedoria! A casa é o lugar onde nos protegemos do frio, do calor, da chuva, do vento, de intrusos. Nossa casa é nosso abrigo, é o lugar onde guardamos nossos bens, onde colocamos as coisas que gostamos, e ela representa a nossa vida espiritual, nossa trajetória, nossas escolhas, nossos caminhos, nossos desejos e aspirações. Os alicerces representam as construções feitas sobre Jesus Cristo e Sua Palavra e os que estão construindo fora dele. A chuva tempestuosa representa os grandes desafios deste século que os jovens enfrentam: heresias, filosofias ateístas, amizades, a pressão da sociedade para se abandonar a identidade cristã, problemas (na escola, na família, na própria vida), dramas pessoais, crises existenciais, depressões, tristezas, aflições, temores, etc. Esses ventos, essas enchentes, podem chegar na vida do jovem – e note, ela chega e se arremete contra as duas casas. A casa do jovem insensato e a do jovem sábio também. Ambos estão sujeitos às tempestades da vida; ambos estão sujeitos a enfrentar os desafios do nosso século. As consequências representa o resultado final de onde e como foi feito a nossa construção, ou seja, estaremos de pé ou desabamos frente aos desafios? Quem vai dizer, na verdade são os alicerces em que você tem construído a sua casa espiritual. Se ela estiver bem firmada na Palavra de Deus e em Jesus Cristo você conseguirá vencer qualquer desfio deste século.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um “show” de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Encerre mostrando que no texto, Jesus chama seus ouvintes a avaliar suas vidas – suas construções. A avaliar seus alicerces, se estão cravados em uma rocha sólida, capaz de fazê-los resistir às tempestades dos nossos dias tentando derrubar sua vida espiritual de todas as formas. Você só conseguirá resistir se estiver bem firmado.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Escriba Digital

Publicado no blog Eu Vou pra EBD

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.