2 Samuel 17:10

10

Então, até o mais bravo soldado, corajoso como leão, ficará morrendo de medo, pois todo o Israel sabe que teu pai é um guerreiro valente e que seus soldados são corajosos.

Significado do Versículo

O pai mencionado na passagem é o rei Davi.

O mais bravo soldado ficaria morrendo de medo por causa da reputação de Davi como guerreiro valente e dos soldados corajosos que ele liderava.

O guerreiro valente mencionado na passagem é Davi.

Os soldados de Davi são corajosos por causa da liderança e exemplo que ele dá como guerreiro valente.

A passagem faz parte da história de Absalão, filho de Davi, que se rebelou contra o pai e tentou tomar o trono.

O objetivo do autor ao escrever essa passagem é mostrar a reputação de Davi como guerreiro valente e como isso afeta a moral dos soldados.

A passagem é importante porque mostra a liderança e habilidades militares de Davi, que foram fundamentais para a unificação de Israel.

A passagem pode ser aplicada na vida cristã como um exemplo de liderança e coragem em tempos difíceis.

A mensagem principal da passagem é que a reputação de um líder pode afetar a moral e coragem dos seus soldados.

A passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a liderança de Davi, como 1 Samuel 16:13 e 2 Samuel 5:10.

Explicação de 2 Samuel 17:10

A referência bíblica que fala sobre o medo dos soldados

Na época em que o rei Davi governava Israel, seu filho Absalão se rebelou contra ele e tentou tomar o trono. Para isso, Absalão contou com a ajuda de um conselheiro chamado Husai, que se infiltrou no conselho do rei e passou informações para Absalão.

Porém, Davi tinha um outro conselheiro, chamado Itai, que era um estrangeiro e não tinha nenhum vínculo com a rebelião de Absalão. Itai era um homem valente e leal a Davi, e por isso o rei o escolheu para liderar um grupo de soldados que ficariam ao seu lado na batalha.

Absalão, ao saber disso, pediu conselho a Husai sobre como derrotar Itai e seus soldados. Husai sugeriu que Absalão enviasse um exército para perseguir Davi e seus homens, e que Itai liderasse essa perseguição. Assim, Itai e seus soldados ficariam longe de Davi e não poderiam ajudá-lo na batalha.

Absalão gostou da ideia e a colocou em prática. Porém, Itai não se deixou enganar e percebeu que Absalão estava tramando algo. Ele então se ofereceu para lutar ao lado de Davi na batalha, mesmo sabendo que seus soldados eram poucos em comparação com os de Absalão.

Davi ficou muito grato a Itai e o aceitou em seu exército. Porém, um dos conselheiros de Absalão, chamado Aitofel, sugeriu que o príncipe atacasse imediatamente Davi e seus homens, antes que eles se preparassem para a batalha. Aitofel era um homem sábio e seus conselhos eram muito respeitados por Absalão.

Porém, outro conselheiro de Absalão, chamado Husai, sugeriu que o príncipe esperasse mais um pouco antes de atacar. Husai disse que Davi era um guerreiro valente e que seus soldados eram corajosos, e que seria melhor esperar até que eles estivessem cansados e despreparados para a batalha.

Absalão gostou mais dessa ideia e decidiu seguir o conselho de Husai. Porém, Aitofel ficou muito descontente com a decisão do príncipe e se enforcou. Com isso, Absalão perdeu um de seus melhores conselheiros.

Enquanto isso, Davi e seus homens se preparavam para a batalha. Eles sabiam que enfrentariam um exército muito maior do que o deles, mas confiavam em Deus para lhes dar a vitória.

Quando Absalão finalmente atacou, seus soldados ficaram morrendo de medo ao verem a coragem e a determinação dos homens de Davi. Eles sabiam que estavam lutando contra um exército de guerreiros valentes e corajosos, liderados por um homem que confiava em Deus.

No final, Davi e seus homens venceram a batalha e Absalão foi morto. Itai e seus soldados foram fundamentais para a vitória, e Davi ficou muito grato a eles por sua lealdade e coragem.

Versões

10

Então até o homem valente, cujo coração é como o coração de leão, com certeza irá desanimar, porque todo o Israel sabe que o seu pai é um herói e que os que estão com ele são homens valentes.

10

Então até os soldados mais corajosos, mesmo aqueles que são ferozes como leões, ficarão com medo. Pois todos em Israel sabem que o seu pai é um grande soldado e que os homens que estão com ele são lutadores valentes.