2 Samuel 13:32

32

Mas, Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi, disse: "Não pense o meu senhor que mataram todos os teus filhos. Somente Amnom foi morto. Essa era a intenção de Absalão desde o dia em que Amnom violentou Tamar, irmã dele.

Significado do Versículo

Jonadabe era filho de Siméia e irmão de Davi. Ele era um conselheiro próximo de Davi.

Alguns dos filhos de Davi foram mortos, incluindo Amnom.

Amnom era o filho mais velho de Davi e meio-irmão de Tamar.

Tamar era a irmã de Amnom.

A intenção de Absalão desde o dia em que Amnom violentou Tamar era se vingar de Amnom.

Jonadabe disse a Davi que nem todos os seus filhos foram mortos para evitar que Davi pensasse que todos os seus filhos estavam mortos.

Davi ficou muito triste e lamentou a morte de Amnom.

Absalão fugiu para Gesur, onde ficou por três anos.

Essa passagem bíblica se relaciona com a história de Davi e sua família, que foi marcada por conflitos e tragédias.

A mensagem que podemos tirar dessa passagem bíblica é que a violência e a vingança só levam a mais violência e tragédia.

Explicação de 2 Samuel 13:32

A trama de vingança de Absalão contra Amnom, seu meio-irmão, é revelada por Jonadabe

Em um dos momentos mais dramáticos da história de Davi, seu filho Amnom violentou sua meia-irmã Tamar. O rei ficou furioso, mas não tomou nenhuma atitude contra o filho. Anos depois, Absalão, irmão de Tamar, planejou uma vingança contra Amnom e o matou. Quando a notícia chegou a Davi, ele ficou arrasado e acreditou que todos os seus filhos haviam sido mortos. Foi então que Jonadabe, filho de Siméia e irmão de Davi, revelou a verdade ao rei: apenas Amnom havia sido morto e essa era a intenção de Absalão desde o dia em que ele violentou Tamar.

A história começa com Amnom, filho mais velho de Davi, se apaixonando por sua meia-irmã Tamar. Ele finge estar doente e pede para que ela vá cuidar dele em seu quarto. Lá, ele a força a ter relações sexuais com ele. Tamar fica arrasada e Davi fica furioso, mas não faz nada contra Amnom.

Anos depois, Absalão, irmão de Tamar, planeja uma vingança contra Amnom. Ele convida todos os filhos de Davi para um banquete e manda seus servos matar Amnom durante a festa. Depois disso, Absalão foge para o exílio para evitar a ira do rei.

Quando a notícia da morte de Amnom chega a Davi, ele fica arrasado e acredita que todos os seus filhos foram mortos. Foi então que Jonadabe, filho de Siméia e irmão de Davi, revela a verdade ao rei. Ele conta que Absalão planejou a morte de Amnom desde o dia em que ele violentou Tamar e que apenas Amnom foi morto.

Essa revelação de Jonadabe é importante porque mostra que a vingança de Absalão foi planejada e não um ato impulsivo. Além disso, ela alivia um pouco a dor de Davi, que acreditava ter perdido todos os seus filhos.

A história de Amnom, Tamar e Absalão é uma das mais trágicas da Bíblia. Ela mostra como a violência e a vingança podem destruir famílias e comunidades inteiras. Mas também mostra como a verdade pode ser libertadora e como a justiça pode ser feita, mesmo que demore anos para acontecer.

Versões

32

Mas Jonadabe, filho de Simeia, irmão de Davi, tomou a palavra e disse: — Não pense o meu senhor que mataram todos os jovens, filhos do rei, porque somente Amnom morreu. Absalão tinha resolvido fazer isso, desde o dia em que a sua irmã Tamar foi violentada por Amnom.

32

Mas Jonadabe, filho de Simeia, irmão de Davi, disse: — Senhor, eles não mataram todos os seus filhos. Somente Amnom morreu. Pelo jeito de Absalão, a gente podia ver que ele havia resolvido fazer isso desde o dia em que Amnom forçou a sua irmã Tamar.