2 Reis 5:15

15

Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: "Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente de teu servo".

Significado do Versículo

Naamã era um comandante do exército do rei da Síria.

Naamã tinha lepra e procurou ajuda do profeta Eliseu em Israel.

Naamã ficou muito grato e disse que agora sabia que havia um Deus em Israel.

Naamã disse ao profeta que agora sabia que não havia Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel.

Naamã ofereceu ao profeta uma grande quantidade de prata, ouro e roupas.

Naamã disse isso porque foi curado da lepra pelo Deus de Israel.

O profeta recusou o presente e disse que não aceitaria nenhum pagamento pela cura de Naamã.

Naamã voltou para a Síria curado da lepra.

A história de Naamã mostra como Deus pode curar e transformar a vida das pessoas, independentemente de sua nacionalidade ou posição social.

Podemos aprender com a história de Naamã que devemos ter fé em Deus e estar dispostos a obedecer às suas instruções, mesmo que elas pareçam estranhas ou difíceis.

Explicação de 2 Reis 5:15

A história do general que encontrou a verdade

Naamã era um general sírio, um homem poderoso e respeitado. Ele sofria de lepra, uma doença que o deixava com manchas na pele e que, na época, era considerada incurável. Porém, uma de suas escravas, uma menina israelita, lhe falou sobre o profeta Eliseu, que poderia curá-lo.

Naamã decidiu ir até Israel em busca de ajuda. Levou consigo presentes valiosos e uma carta do rei da Síria, pedindo ao rei de Israel que curasse Naamã. O rei de Israel ficou apavorado, pensando que era uma armadilha do rei da Síria para iniciar uma guerra.

Eliseu, porém, soube do caso e mandou dizer ao rei que não se preocupasse, pois ele mesmo iria curar Naamã. Quando Naamã chegou à casa de Eliseu, o profeta mandou um mensageiro dizer a ele que se banhasse sete vezes no rio Jordão para ser curado.

Naamã ficou furioso. Ele esperava que Eliseu viesse pessoalmente curá-lo e achou que o rio Jordão era sujo e insignificante. Mas seus servos o convenceram a tentar, afinal, ele não tinha nada a perder.

Naamã mergulhou no rio sete vezes e, ao sair, sua pele estava completamente curada. Ele ficou maravilhado e reconheceu que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus. Voltou à casa de Eliseu para agradecer e oferecer presentes, mas o profeta recusou.

Naamã, então, pediu que levassem terra de Israel para que pudesse adorar a Deus em sua própria terra. Ele sabia que a terra de Israel era sagrada e que Deus estava presente ali. Naamã se tornou um seguidor do Deus de Israel e um exemplo de humildade e fé.

O versículo 2 Reis 5:15 é a conclusão dessa história, quando Naamã e sua comitiva voltam à casa de Eliseu para agradecer e reconhecer que o Deus de Israel é o único Deus verdadeiro. É um exemplo de como Deus pode usar pessoas simples e situações inesperadas para mostrar sua grandeza e amor.

Versões

15

Depois ele voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva. Veio, pôs-se diante dele e disse: — Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, a não ser em Israel. E agora, por favor, aceite um presente deste seu servo.

15

Depois ele voltou com todos os seus homens até o lugar onde Eliseu estava e disse: — Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a não ser o Deus de Israel. Aceite um presente meu, por favor.