2 Reis 23

1

Então o rei convocou todas as autoridades de Judá e de Jerusalém.

O rei mencionado nessa passagem é Josias, que reinou sobre Judá de 640 a.C. a 609 a.C.

Josias convocou todas as autoridades de Judá e de Jerusalém para ler o livro da lei que havia sido encontrado no templo.

As autoridades de Judá e de Jerusalém incluíam os líderes religiosos, os líderes políticos e os líderes militares.

Depois que o rei convocou as autoridades, ele leu o livro da lei para elas e fez um pacto com o Senhor para obedecer a todos os mandamentos da lei.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:1

2

Depois o rei subiu ao templo do Senhor acompanhado por todos os homens de Judá, todo o povo de Jerusalém, os sacerdotes e os profetas; todo o povo, dos mais simples aos mais importantes. Para todos o rei leu em voz alta todas as palavras do Livro da Aliança, que havia sido encontrado no templo do Senhor.

O rei.

Todos os homens de Judá, todo o povo de Jerusalém, os sacerdotes e os profetas; todo o povo, dos mais simples aos mais importantes.

Todas as palavras do Livro da Aliança.

No templo do Senhor.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:2

3

O rei colocou-se junto à coluna real e, na presença do Senhor, fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, seus preceitos e seus decretos, confirmando assim as palavras da aliança escritas naquele livro. Então todo o povo se comprometeu com a aliança.

O rei mencionado nesta passagem é Josias.

A "coluna real" é uma estrutura que simboliza a autoridade do rei.

Uma aliança é um acordo ou pacto entre duas partes.

O rei comprometeu-se a seguir o Senhor e obedecer seus mandamentos, preceitos e decretos.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:3

4

O rei deu ordens ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes auxiliares e aos guardas das portas que retirassem do templo do Senhor todos os utensílios feitos para Baal e Aserá e para todos os exércitos celestes. Ele os queimou fora de Jerusalém, nos campos do vale de Cedrom e levou as cinzas para Betel.

O rei deu as ordens para retirar os utensílios feitos para Baal e Aserá do templo do Senhor.

As ordens foram dadas ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes auxiliares e aos guardas das portas.

Os utensílios foram queimados nos campos do vale de Cedrom.

As cinzas dos utensílios foram levadas para Betel.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:4

5

E eliminou os sacerdotes pagãos nomeados pelos reis de Judá para queimar incenso nos altares idólatras das cidades de Judá e dos arredores de Jerusalém, aqueles que queimavam incenso a Baal, ao sol e à lua, às constelações e a todos os exércitos celestes.

Josias, rei de Judá.

Os reis de Judá.

Queimavam incenso.

Nas cidades de Judá e nos arredores de Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:5

6

Também mandou levar o poste sagrado do templo do Senhor para o vale de Cedrom, fora de Jerusalém, para ser queimado e reduzido a cinzas, que foram espalhadas sobre os túmulos de um cemitério público.

Um poste sagrado era um objeto de culto pagão, geralmente associado à fertilidade.

Josias mandou levar o poste sagrado para fora de Jerusalém porque ele queria eliminar a idolatria do reino de Judá.

Queimar o poste sagrado era uma forma de destruí-lo completamente e impedir que fosse usado novamente.

As cinzas do poste sagrado foram espalhadas sobre os túmulos para profanar o local e evitar que fosse usado para adoração.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:6

7

Também derrubou as acomodações dos prostitutos cultuais, que ficavam no templo do Senhor, onde as mulheres teciam para Aserá.

As acomodações dos prostitutos cultuais eram locais onde os homens praticavam atos sexuais em nome de divindades pagãs.

As acomodações ficavam no templo do Senhor.

O propósito desses prostitutos cultuais era agradar as divindades pagãs e obter suas bênçãos.

O rei Josias ordenou a derrubada dessas acomodações.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:7

8

Josias trouxe todos os sacerdotes das cidades de Judá e, desde Geba até Berseba, profanou os altares onde os sacerdotes haviam queimado incenso. Derrubou os altares idólatras junto às portas, inclusive o altar da entrada da porta de Josué, o governador da cidade, que fica à esquerda da porta da cidade.

Josias foi o responsável por profanar os altares em Judá.

Josias derrubou todos os altares idólatras junto às portas, incluindo o altar da entrada da porta de Josué.

O altar da entrada da porta de Josué era um altar idólatra.

O altar da entrada da porta de Josué ficava à esquerda da porta da cidade.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:8

9

Embora os sacerdotes dos altares não servissem no altar do Senhor em Jerusalém, comiam pães sem fermento junto com os sacerdotes, seus colegas.

Os sacerdotes dos altares eram sacerdotes que serviam em altares de adoração a outros deuses, fora de Jerusalém.

Esses sacerdotes não serviam no altar do Senhor em Jerusalém porque estavam envolvidos em práticas pagãs.

Comer pães sem fermento significa comer pão que não foi fermentado com levedura.

Os pães sem fermento eram importantes na cultura judaica porque representavam a pureza e a santidade.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:9

10

Também profanou Tofete, que ficava no vale de Ben-Hinom, de modo que ninguém mais pudesse usá-lo para queimar seu filho ou filha em sacrifício a Moloque.

Tofete era um local onde os adoradores de Moloque queimavam seus filhos em sacrifício.

Tofete ficava no vale de Ben-Hinom.

Profanar significa desrespeitar ou tratar com falta de reverência.

O vale de Ben-Hinom era um local próximo a Jerusalém, onde se realizavam sacrifícios pagãos.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:10

11

Acabou com os cavalos que os reis de Judá tinham consagrado ao sol. Estavam na entrada do templo do Senhor perto da sala de um oficial chamado Natã-Meleque. Também queimou as carruagens consagradas ao sol.

Josias, rei de Judá, acabou com os cavalos consagrados ao sol.

Os cavalos estavam na entrada do templo do Senhor, perto da sala de um oficial chamado Natã-Meleque.

Natã-Meleque era um oficial que trabalhava no templo do Senhor.

Josias queimou as carruagens consagradas ao sol.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:11

12

Derrubou os altares que os seus antecessores haviam erguido no terraço, em cima do quarto superior de Acaz, e os altares que Manassés havia construído nos dois pátios do templo do Senhor. Retirou-os dali, despedaçou-os e atirou o entulho no vale de Cedrom.

Josias, o rei de Judá, derrubou os altares mencionados em 2 Reis 23:12.

Os altares estavam localizados no terraço e nos dois pátios do templo do Senhor.

Os antecessores de Josias haviam erguido os altares no terraço.

Manassés havia construído os altares nos dois pátios do templo do Senhor.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:12

13

O rei também profanou os altares que ficavam a leste de Jerusalém no sul do monte da Destruição, os quais Salomão, rei de Israel, havia construído para o poste sagrado, a detestável deusa dos sidônios, para Camos, o detestável deus de Moabe, e para Moloque, o detestável deus do povo de Amom.

O rei.

A leste de Jerusalém, no sul do monte da Destruição.

Salomão, rei de Israel.

Foram construídos para o poste sagrado, a detestável deusa dos sidônios, para Camos, o detestável deus de Moabe, e para Moloque, o detestável deus do povo de Amom.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:13

14

Josias despedaçou as colunas sagradas, derrubou os postes sagrados e cobriu os locais com ossos humanos.

Josias foi um rei de Judá que reinou de 640 a.C. a 609 a.C.

As colunas sagradas eram monumentos de pedra que representavam divindades pagãs.

Os postes sagrados eram troncos de árvores que também representavam divindades pagãs.

Josias despedaçou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados porque acreditava que essas práticas religiosas eram uma ofensa a Deus.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:14

15

Até o altar de Betel, o altar idólatra edificado por Jeroboão, filho de Nebate, que levou Israel a pecar; até aquele altar e o seu santuário, ele os demoliu. Queimou o santuário e o reduziu a pó, queimando também o poste sagrado.

O rei Josias foi responsável por demolir o altar de Betel.

O altar idólatra de Betel tinha origem na idolatria praticada pelos antigos cananeus.

Jeroboão, filho de Nebate, construiu o altar de Betel.

O altar de Betel teve um impacto negativo na nação de Israel, levando-a à idolatria e ao afastamento de Deus.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:15

16

Quando Josias olhou em volta e, viu os túmulos que havia na encosta da colina, mandou retirar os ossos dos túmulos e queimá-los no altar a fim de contaminá-lo, conforme a palavra do Senhor proclamada pelo homem de Deus que predisse essas coisas.

Josias era um rei de Judá que reinou de 640 a.C. a 609 a.C.

Josias viu os túmulos que havia na encosta da colina.

Josias mandou retirar os ossos dos túmulos.

Josias mandou queimar os ossos no altar para contaminá-lo, conforme a palavra do Senhor.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:16

17

O rei perguntou: "Que monumento é este que estou vendo? " Os homens da cidade disseram: "É o túmulo do homem de Deus que veio de Judá e proclamou estas coisas que tu fizeste ao altar de Betel".

O homem de Deus não é identificado pelo nome em 2 Reis 23:17.

Ele proclamou a destruição do altar de Betel e a morte dos sacerdotes que o serviam, de acordo com 1 Reis 13.

Ele foi enterrado em Betel porque essa era a cidade onde ele havia profetizado e realizado milagres.

O túmulo do homem de Deus é um monumento à sua fidelidade a Deus e ao seu papel como profeta.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:17

18

Então ele disse: "Deixem-no em paz. Ninguém toque nos seus ossos". Assim pouparam seus ossos bem como os do profeta que tinha vindo de Samaria.

O rei Josias disse essa frase em 2 Reis 23:18.

Os ossos mencionados são os de um homem não identificado que foi enterrado em um túmulo próximo a Betel.

O contexto é a reforma religiosa liderada pelo rei Josias, que estava removendo todos os ídolos e altares pagãos do reino de Judá.

Foi importante poupar os ossos desse homem porque ele era um profeta que havia previsto a reforma religiosa de Josias séculos antes.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:18

19

Como havia feito em Betel, Josias tirou e profanou todos os santuários idólatras que os reis de Israel haviam construído nas cidades de Samaria e que provocaram o Senhor à ira.

Josias foi um rei de Judá que reinou de 640 a.C. a 609 a.C.

Betel era uma cidade no norte de Israel que era um importante centro religioso.

Santuários idólatras eram lugares de adoração a deuses pagãos.

Os reis de Israel que construíram os santuários foram Jeroboão I, Acaz e Oseias.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:19

20

Josias também mandou sacrificar todos os sacerdotes daqueles altares idólatras e queimou ossos humanos sobre os altares. Depois voltou a Jerusalém.

Josias mandou sacrificar todos os sacerdotes dos altares idólatras porque eles estavam promovendo a idolatria e desobedecendo às leis de Deus.

Os sacerdotes dos altares idólatras provavelmente seguiam religiões pagãs que adoravam outros deuses além do Deus de Israel.

Josias queimou ossos humanos sobre os altares como um ato simbólico para desacreditar a crença de que os altares eram sagrados e para mostrar que eles eram impuros e profanos.

Os altares idólatras eram importantes na época de Josias porque muitas pessoas em Judá estavam praticando a idolatria e adorando outros deuses além do Deus de Israel.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:20

21

Então o rei deu a seguinte ordem a todo o povo: "Celebrem a Páscoa ao Senhor seu Deus, conforme está escrito neste livro da Aliança".

A ordem foi dada pelo rei, que não é especificado no versículo.

O livro da Aliança se refere provavelmente ao livro da Lei de Moisés, que continha as leis e mandamentos de Deus para o povo de Israel.

A celebração da Páscoa era um lembrete da libertação do povo de Israel da escravidão no Egito e um sinal da aliança entre Deus e seu povo.

A celebração da Páscoa envolvia a preparação de um cordeiro sem defeito, que era sacrificado e comido em família.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:21

22

Nem nos dias dos juízes que lideraram Israel, nem durante todos os dias dos reis de Israel e dos reis de Judá, foi celebrada uma Páscoa como esta.

A Páscoa mencionada em 2 Reis 23:22 foi a celebrada pelo rei Josias após a descoberta do livro da lei no templo.

Essa Páscoa foi considerada especial porque foi celebrada com grande devoção e obediência à lei de Deus, algo que não havia sido visto em Israel por muitos anos.

Os juízes mencionados no verso são os líderes que governaram Israel após a morte de Josué, como Gideão, Débora e Sansão.

O período dos reis de Israel e dos reis de Judá mencionado no verso foi o período em que a nação de Israel foi dividida em dois reinos, o reino do norte (Israel) e o reino do sul (Judá).

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:22

23

Mas no décimo oitavo ano do reinado de Josias, esta Páscoa foi celebrada ao Senhor em Jerusalém.

O décimo oitavo ano do reinado de Josias é importante porque foi quando ele iniciou uma grande reforma religiosa em Judá, que incluiu a restauração do Templo e a eliminação da idolatria.

A Páscoa é uma festa judaica que comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, conforme relatado no livro de Êxodo.

A Páscoa foi celebrada em Jerusalém porque era o local do Templo, onde a celebração deveria ocorrer de acordo com a lei judaica.

Na época de Josias, a celebração da Páscoa envolvia a oferta de sacrifícios no Templo e a reunião de famílias para uma refeição festiva.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:23

24

Além disso, Josias eliminou os médiuns, os espíritas, os ídolos da família, os ídolos e todas as outras coisas repugnantes que havia em Judá e em Jerusalém. Ele fez isto para cumprir as exigências da lei escritas no livro que o sacerdote Hilquias havia descoberto no templo do Senhor.

Josias era o rei de Judá que reinou de 640 a.C. a 609 a.C.

Médiuns e espíritas eram pessoas que se comunicavam com os mortos ou com espíritos por meio de práticas espirituais ou mágicas.

Os ídolos da família eram imagens ou objetos de adoração que eram passados de geração em geração dentro de uma família.

Os outros ídolos mencionados no versículo eram provavelmente outros objetos de adoração que eram comuns na época, como estátuas de deuses pagãos.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:24

25

Nem antes nem depois de Josias houve um rei como ele, que se voltasse para o Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todas as suas forças, de acordo com toda a Lei de Moisés.

Josias foi um rei de Judá que reinou de 640 a.C. a 609 a.C.

Josias foi considerado um rei especial porque ele liderou uma reforma religiosa em Judá que restaurou a adoração exclusiva ao Deus de Israel e removeu a idolatria e outras práticas pagãs.

"Voltar-se para o Senhor de todo o coração" significa ter um compromisso total com Deus e buscar a Sua vontade em todas as áreas da vida.

"De acordo com toda a Lei de Moisés" significa seguir todas as leis e mandamentos dados por Deus a Moisés no Antigo Testamento.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:25

26

Entretanto, o Senhor não voltou atrás do fogo de sua grande ira, que se acendeu contra Judá por causa de tudo o que Manassés fizera para provocá-lo à ira.

O Senhor ficou irado com Judá por causa de seus pecados e infidelidades, incluindo a adoração de ídolos e a desobediência às leis de Deus.

Manassés era um rei de Judá que reinou por 55 anos e fez muitas coisas más, incluindo a adoração de ídolos, a construção de altares pagãos e até mesmo o sacrifício de seus próprios filhos.

O "fogo da grande ira" de Deus é uma expressão que indica a intensidade da ira divina e sua disposição em punir o pecado.

Deus não voltou atrás em sua ira porque Judá havia se afastado tanto de seus caminhos que precisava ser disciplinado para se arrepender e voltar a ele.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:26

27

Por isso o Senhor disse: "Também retirarei Judá da minha presença, tal como retirei de Israel, e rejeitarei Jerusalém, a cidade que escolhi, e este templo, do qual eu disse: ‘Ali porei o meu nome’ ".

A frase foi dita pelo próprio Senhor.

O Senhor retiraria Judá da sua presença por causa dos pecados e da idolatria do povo.

"Retirar da presença do Senhor" significa ser afastado da comunhão e da bênção de Deus.

Israel se afastou de Deus e se entregou à idolatria e à injustiça.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:27

28

Os demais acontecimentos do reinado de Josias e todas as suas realizações, estão escritos no livro dos registros históricos dos reis de Judá.

Josias foi o rei de Judá que reinou de 640 a.C. a 609 a.C.

O reinado de Josias foi marcado por uma reforma religiosa e política em Judá.

Durante o reinado de Josias, foram realizadas reformas religiosas, incluindo a destruição de ídolos e altares pagãos, e reformas políticas, como a restauração do templo em Jerusalém.

"Os demais acontecimentos" se referem a tudo o que aconteceu durante o reinado de Josias que não foi mencionado especificamente em 2 Reis 23.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:28

29

Durante o seu reinado, o faraó Neco, rei do Egito, avançou até o rio Eufrates ao encontro do rei da Assíria. O rei Josias marchou para combatê-lo, mas o faraó Neco o enfrentou e o matou em Megido.

Neco era o faraó do Egito durante o reinado do rei Josias de Judá.

Neco estava avançando até o rio Eufrates para expandir o território egípcio e estabelecer controle sobre as rotas comerciais.

O rei da Assíria mencionado no versículo não é especificado.

O rei Josias marchou para combatê-lo porque ele queria impedir que o Egito estabelecesse controle sobre Judá e Israel.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:29

30

Os oficiais de Josias levaram o seu corpo de Megido para Jerusalém, e o sepultaram em seu próprio túmulo. O povo tomou Jeoacaz, filho de Josias, ungiu-o e o proclamou como rei no lugar de seu pai.

Josias foi o rei de Judá que reinou de 640 a.C. a 609 a.C.

Josias foi morto em batalha contra o faraó Neco II do Egito.

Josias foi sepultado em seu próprio túmulo em Jerusalém.

Jeoacaz foi o filho de Josias e o sucessor de seu pai como rei de Judá.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:30

31

Jeoacaz tinha vinte e três anos de idade quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hamutal, filha de Jeremias; ela era de Libna.

Jeoacaz foi um rei de Judá, filho e sucessor de Josias.

Jeoacaz tinha vinte e três anos de idade quando começou a reinar.

Jeoacaz reinou apenas três meses em Jerusalém.

O nome da mãe de Jeoacaz era Hamutal.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:31

32

Ele fez o que o Senhor reprova, tal como seus antepassados.

O "ele" mencionado no versículo é Jeoaaz, filho de Josias, que se tornou rei de Judá após a morte de seu pai.

Os antepassados mencionados são os reis de Judá que governaram antes de Jeoaaz, incluindo Manassés e Amom.

"Fez o que o Senhor reprova" significa que Jeoaaz não seguiu os mandamentos de Deus e, em vez disso, praticou a idolatria e outras formas de pecado.

O versículo não especifica a ação específica que Jeoaaz realizou que foi considerada pecaminosa.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:32

33

O faraó Neco o prendeu em Ribla, na terra de Hamate, de modo que não mais reinou em Jerusalém. O faraó também impôs a Judá um tributo de três toneladas e meia de prata e trinta e cinco quilos de ouro.

O "ele" se refere a Joacaz, filho de Josias e rei de Judá.

Ribla fica na Síria, perto da fronteira com o Líbano. A terra de Hamate era uma região ao norte de Damasco, na Síria.

O faraó Neco prendeu Joacaz porque ele se opôs à passagem do exército egípcio pela Palestina em sua campanha contra a Babilônia.

O tributo era uma forma de compensação pelo apoio que Neco deu a Joacaz para se tornar rei de Judá.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:33

34

Colocou Eliaquim, filho de Josias, como rei no lugar do seu pai Josias, e mudou o nome de Eliaquim para Jeoaquim. Mas levou Jeoacaz consigo para o Egito, onde ele morreu.

Eliaquim era o filho de Josias e o sucessor de seu pai como rei de Judá.

Josias era o rei de Judá que reinou de 640 a.C. a 609 a.C. Ele foi um dos reis mais piedosos de Judá e implementou reformas religiosas significativas.

Jeoaquim mudou seu nome para indicar sua lealdade ao rei da Babilônia, Nabucodonosor, que o colocou no trono de Judá.

Jeoacaz foi levado para o Egito como prisioneiro de guerra pelo faraó Neco II.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:34

35

Jeoaquim pagou ao faraó Neco a prata e o ouro. Mas, para cumprir as exigências do faraó, Jeoaquim impôs tributos ao povo, cobrando a prata e o ouro, de cada um conforme suas posses.

Jeoaquim era o rei de Judá, filho de Josias.

Neco era o faraó do Egito.

Jeoaquim pagou prata e ouro ao faraó Neco como tributo.

As exigências do faraó incluíam o pagamento de tributos e a submissão a seu domínio.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:35

36

Jeoaquim tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zebida, filha de Pedaías; ela era de Ruma.

Jeoaquim era um rei de Judá, sucessor de Josias.

Jeoaquim tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar.

Jeoaquim reinou onze anos em Jerusalém.

O nome da mãe de Jeoaquim era Zebida.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:36

37

Ele fez o que o Senhor reprova, tal como seus antepassados.

O "ele" mencionado no versículo é Joaquim, o filho de Josias, que foi rei de Judá.

Os "antepassados" mencionados no versículo são os reis de Judá que vieram antes de Joaquim.

Joaquim fez o que o Senhor reprova, incluindo adorar outros deuses e praticar a idolatria.

O contexto histórico do versículo é o reinado de Joaquim em Judá, que ocorreu durante o século VII a.C.

História e explicação completa do versículo: 2-reis 23:37