2 Reis 17:30

30

Os de Babilônia fizeram Sucote-Benote, os de Cuta fizeram Nergal e os de Hamate fizeram Asima;

Significado do Versículo

Os "de Babilônia" se referem aos habitantes da cidade de Babilônia.

"Sucote-Benote" era uma divindade adorada pelos babilônios, que significa "tendas das filhas".

Os "de Cuta" se referem aos habitantes da cidade de Cuta.

"Nergal" era uma divindade adorada pelos cutitas, que era associada à morte e ao submundo.

Os "de Hamate" se referem aos habitantes da cidade de Hamate.

"Asima" era uma divindade adorada pelos hamateus, que era associada à fertilidade e à colheita.

Essas divindades foram mencionadas para mostrar a diversidade de crenças religiosas entre os povos que habitavam a região na época.

O contexto histórico dessa passagem é o período em que o reino de Israel foi conquistado pelos assírios e seus habitantes foram exilados para outras regiões.

Essa passagem é importante porque mostra como as crenças religiosas eram variadas na região na época, e como os israelitas foram influenciados por essas crenças.

Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a adoração de outros deuses pelos israelitas, e como isso foi visto como uma infidelidade ao Deus único.

Explicação de 2 Reis 17:30

A diversidade religiosa na antiga Mesopotâmia

Na antiga Mesopotâmia, a região entre os rios Tigre e Eufrates, havia uma grande diversidade religiosa. Diferentes povos adoravam diferentes deuses e deusas, cada um com suas próprias crenças e rituais. Essa diversidade religiosa era especialmente evidente nas cidades maiores, onde havia uma mistura de povos de diferentes origens.

Em uma dessas cidades, chamada Samaria, havia uma mistura de povos que haviam sido levados para lá como prisioneiros de guerra. Esses povos eram de diferentes origens, incluindo babilônios, cutitas e hamatitas. Cada um desses povos trouxe consigo suas próprias tradições religiosas e, como resultado, havia uma grande variedade de cultos e templos na cidade.

Um dia, um grupo de babilônios decidiu construir um templo para seu deus, chamado Sucote-Benote. Eles escolheram um local próximo ao rio, onde havia uma fonte de água doce. Eles construíram um altar e começaram a realizar seus rituais diários.

Os cutitas, por sua vez, decidiram construir um templo para seu deus, chamado Nergal. Eles escolheram um local no topo de uma colina, onde havia uma vista panorâmica da cidade. Eles construíram um grande templo com uma torre alta, onde podiam observar as estrelas à noite.

Os hamatitas, por sua vez, decidiram construir um templo para sua deusa, chamada Asima. Eles escolheram um local próximo ao mercado, onde havia muita movimentação. Eles construíram um templo pequeno, mas muito bonito, com muitas flores e plantas ao redor.

Esses três templos se tornaram muito populares entre os habitantes de Samaria. As pessoas vinham de todas as partes da cidade para adorar seus deuses e deusas favoritos. Mas, ao mesmo tempo, havia muita rivalidade entre os diferentes cultos. Cada grupo acreditava que seu deus ou deusa era o mais poderoso e que os outros eram falsos.

Essa rivalidade religiosa acabou levando a muitos conflitos na cidade. As pessoas brigavam e discutiam sobre qual era o melhor culto e qual deus ou deusa era o mais poderoso. E, eventualmente, isso levou à queda de Samaria, quando os assírios invadiram a cidade e a destruíram.

Hoje, a história desses diferentes cultos e templos é lembrada na Bíblia, no livro de 2 Reis, capítulo 17, versículo 30. Esse versículo menciona os três deuses e deusas adorados pelos babilônios, cutitas e hamatitas em Samaria. Ele é um lembrete da diversidade religiosa que existia na antiga Mesopotâmia e da importância da tolerância religiosa em uma sociedade multicultural.

Versões

30

Os da Babilônia fizeram Sucote-Benote; os de Cuta fizeram Nergal; os de Hamate fizeram Asima;

30

isto é, o povo de Babilônia fez imagens do deus Sucote-Benote; o povo de Cutá, imagens de Nergal; o povo de Hamate, imagens de Asima;