2 Reis 13:11

11

Ele fez o que o Senhor reprova e não se desviou de nenhum dos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, levara Israel a cometer; antes permaneceu neles.

Significado do Versículo

O "ele" mencionado no versículo se refere a Joás, rei de Israel.

Jeroboão, filho de Nebate, foi o primeiro rei de Israel após a divisão do reino de Israel e Judá.

Jeroboão, filho de Nebate, levou Israel a cometer o pecado da idolatria, construindo bezerros de ouro para serem adorados em Betel e Dã.

"Ele fez o que o Senhor reprova" significa que Joás estava cometendo pecados que eram contrários à vontade de Deus.

O "ele" não se desviou dos pecados de Jeroboão porque ele não tinha um coração fiel a Deus e não se arrependeu de seus pecados.

Israel nesse contexto se refere ao reino do norte, que foi governado por Joás.

Esse versículo mostra que Joás não era um rei fiel a Deus e que ele estava seguindo os caminhos de seus antecessores ímpios.

A mensagem teológica desse versículo é que a desobediência a Deus leva à destruição e ao julgamento divino.

Esse versículo se relaciona com o restante do livro de 2 Reis ao mostrar a queda gradual do reino de Israel devido à desobediência a Deus.

A relevância desse versículo para os cristãos hoje é que ele nos lembra da importância de sermos fiéis a Deus e de nos arrependermos de nossos pecados.

Explicação de 2 Reis 13:11

O Rei que Desafiou a Vontade de Deus

O versículo 2 Reis 13:11 narra a história de um rei que desafiou a vontade de Deus e permaneceu em seus pecados. O rei em questão era Joás, que governou o Reino de Israel por 16 anos. Joás era um rei ambicioso e corajoso, que lutou contra os sírios e recuperou algumas cidades que haviam sido tomadas por eles.

No entanto, apesar de suas conquistas militares, Joás não era um homem piedoso. Ele seguiu os passos de Jeroboão, filho de Nebate, que havia levado Israel a cometer pecados ao adorar ídolos e se afastar do caminho de Deus. Joás não apenas continuou com esses pecados, mas também os aprofundou, construindo altares para os ídolos e incentivando o povo a adorá-los.

Deus não ficou satisfeito com a conduta de Joás e enviou profetas para adverti-lo sobre as consequências de seus atos. No entanto, Joás ignorou as advertências e continuou a desafiar a vontade de Deus. Como resultado, o Reino de Israel começou a sofrer derrotas militares e a perder territórios para seus inimigos.

No final de sua vida, Joás foi ferido em uma batalha e morreu. Seu filho, Jeroboão II, assumiu o trono e continuou a governar Israel de forma semelhante a seu pai. No entanto, Deus ainda tinha um plano para Israel e enviou profetas para guiá-los de volta ao caminho certo.

A história de Joás é um lembrete de que, mesmo quando somos poderosos e bem-sucedidos, não podemos desafiar a vontade de Deus e permanecer em nossos pecados. Deus é misericordioso e está sempre pronto para nos perdoar e nos guiar de volta ao caminho certo, mas cabe a nós escolher segui-lo.

Versões

11

Fez o que era mau aos olhos do Senhor . Não se afastou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que este levou Israel a cometer; porém andou neles.

11

Jeoás fez coisas erradas, que não agradam a Deus, o Senhor . Ele não abandonou aqueles mesmos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, havia feito o povo de Israel cometer no passado, mas continuou cometendo-os.