1 Tessalonicenses 4:6

6

Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos.

Significado do Versículo

O assunto mencionado neste versículo é a conduta sexual dos cristãos.

Prejudicar o irmão significa agir de forma egoísta e prejudicar a vida e a integridade física ou emocional do irmão.

Se aproveitar do irmão significa usar a vulnerabilidade ou a fraqueza do irmão para obter vantagens pessoais.

Deus é responsável por castigar essas práticas.

"Todas essas práticas" se refere a qualquer comportamento sexual imoral ou egoísta.

É necessário seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e viver de acordo com a vontade de Deus.

Podemos aplicar esse versículo em nossas vidas diárias, evitando comportamentos sexuais imorais e agindo com amor e respeito pelos nossos irmãos na fé.

Ser um irmão na fé significa compartilhar a mesma crença em Jesus Cristo e ter um relacionamento de amor e respeito mútuo com outros cristãos.

Podemos ajudar nossos irmãos na fé por meio de oração, encorajamento, apoio emocional e prático, e compartilhando as boas novas de Jesus Cristo com eles.

Podemos evitar prejudicar ou se aproveitar de nossos irmãos na fé por meio de uma vida de humildade, amor e respeito pelos outros, e seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo.

Explicação de 1 Tessalonicenses 4:6

A importância de não prejudicar o próximo e confiar no castigo divino

Em um mundo cada vez mais individualista, é fácil cair na tentação de prejudicar o próximo para obter vantagens pessoais. No entanto, a Bíblia nos ensina que essa atitude não é aprovada por Deus. Em 1 Tessalonicenses 4:6, é dito que "Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos."

Esse versículo faz parte de uma carta escrita pelo apóstolo Paulo aos cristãos de Tessalônica, onde ele os exorta a viverem de forma santa e agradável a Deus. Na época, a cidade de Tessalônica era conhecida por sua imoralidade e corrupção, e muitos cristãos estavam sendo tentados a seguir o mesmo caminho.

Paulo, então, os lembra de que a santidade é um mandamento divino e que aqueles que a desrespeitam estão, na verdade, desafiando a Deus. Além disso, ele ressalta que o Senhor é justo e que castigará aqueles que agem de forma desonesta e egoísta.

Essa mensagem não é exclusiva de 1 Tessalonicenses 4:6. Em Provérbios 22:16, por exemplo, é dito que "O que oprime ao pobre para se engrandecer a si mesmo, ou dá ao rico, certamente empobrecerá." Ou seja, aqueles que usam de injustiça para enriquecer ou obter vantagens pessoais acabarão sofrendo as consequências de suas ações.

Além disso, em Romanos 12:19, é dito que "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor." Ou seja, a vingança não deve ser buscada pelos cristãos, pois cabe somente a Deus julgar e punir.

Portanto, é importante lembrar que nossas ações têm consequências e que Deus é justo em suas decisões. Não devemos nos deixar levar pela tentação de prejudicar o próximo para obter vantagens pessoais, mas sim confiar no castigo divino para aqueles que agem de forma desonesta.

Versões

6

E que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude o seu irmão. Porque, contra todas estas coisas, como antes já avisamos e testificamos, o Senhor é o vingador.

6

Nesse assunto, que ninguém prejudique o seu irmão, nem desrespeite os seus direitos! Pois, como nós já lhes dissemos e avisamos, o Senhor castigará duramente os que fazem essas coisas.