1 Samuel 14:10

10

Mas, se disserem: ‘Subam até aqui’, subiremos, pois este será um sinal para nós de que o Senhor os entregou em nossas mãos".

Significado do Versículo

Jônatas, filho do rei Saul, disse essa frase.

Jônatas falou com seu escudeiro.

Jônatas e seu escudeiro estavam planejando atacar um acampamento filisteu.

O objetivo era derrotar os filisteus e mostrar que Deus estava com os israelitas.

Deus entregaria os inimigos nas mãos dos israelitas.

Os israelitas sabiam que essa era a vontade de Deus porque Jônatas havia recebido uma palavra do Senhor.

Os israelitas precisavam de um sinal para confirmar que essa era a vontade de Deus.

O sinal era importante porque mostrava que Deus estava com eles e que a vitória era certa.

Os israelitas derrotaram os filisteus e causaram pânico em todo o acampamento.

A mensagem principal é que Deus está sempre pronto para ajudar aqueles que confiam nele e que a vitória vem da fé e da obediência a Deus.

Explicação de 1 Samuel 14:10

O versículo 1 Samuel 14:10 é uma citação do jovem guerreiro Jônatas, filho do rei Saul, que estava em uma missão para derrotar os filisteus. Ele e seu escudeiro decidiram subir até a fortaleza dos inimigos, confiando que Deus os entregaria em suas mãos.

Jônatas era um homem de fé e coragem, que confiava plenamente no poder de Deus. Ele já havia demonstrado sua bravura em outras batalhas, como quando derrotou um grupo de filisteus com apenas seu escudeiro (1 Samuel 14:1-14).

A história por trás da citação começa quando Jônatas e seu escudeiro decidem se infiltrar no acampamento inimigo durante a noite. Eles conseguem passar despercebidos e chegam até a fortaleza dos filisteus, onde ouvem um diálogo que lhes dá a certeza de que Deus está com eles.

Então, Jônatas diz ao seu escudeiro: "Vamos subir até lá e enfrentá-los. Se eles nos disserem para esperar, ficaremos onde estamos. Mas, se disserem: ‘Subam até aqui’, subiremos, pois este será um sinal para nós de que o Senhor os entregou em nossas mãos".

Com a confiança em Deus, Jônatas e seu escudeiro sobem até a fortaleza e começam a lutar contra os filisteus. Deus os ajuda e os inimigos são derrotados.

A história de Jônatas é um exemplo de fé e coragem, de alguém que confiou plenamente em Deus e foi abençoado por isso. É uma lição para todos nós, de que devemos confiar em Deus em todas as situações, mesmo quando parecem impossíveis.

Ao final da batalha, Jônatas e seu escudeiro são reconhecidos como heróis e o povo de Israel se une para lutar contra os filisteus. A vitória é alcançada graças à fé e coragem de um jovem guerreiro que confiou plenamente em Deus.

Versões

10

Porém se disserem: "Subam até aqui", então subiremos, pois o Senhor os entregou em nossas mãos. Isto nos servirá de sinal.

10

Mas, se disserem para irmos até o lugar onde eles estão, nós iremos, pois isso será o sinal de que o Senhor Deus nos deu a vitória.