1 Reis 14:15

15

E o Senhor ferirá Israel, de maneira que ficará como um junco balançando na água. Ele desarraigará Israel desta boa terra que deu aos seus antepassados e os espalhará para além do Rio, pois provocaram a ira do Senhor com os postes sagrados que fizeram.

Significado do Versículo

O Senhor mencionado neste versículo é Deus, o Deus de Israel.

"Ficará como um junco balançando na água" significa que Israel será fraco e instável, sem raízes firmes.

A "boa terra" que o Senhor deu aos antepassados de Israel é a terra prometida de Canaã.

Os postes sagrados eram objetos de adoração pagã usados por outras nações e que foram adotados por alguns israelitas.

Os postes sagrados provocaram a ira do Senhor porque eram objetos de adoração pagã e eram contrários à adoração exclusiva de Deus.

"Desarraigará Israel" significa que Deus removerá Israel da terra prometida e a levará para outro lugar.

"Espalhará para além do Rio" se refere ao rio Eufrates, que era uma fronteira natural na época. Isso significa que Deus espalhará Israel para além de suas fronteiras naturais.

Depois que o Senhor espalhou Israel, eles foram levados para o exílio na Babilônia.

O Senhor escolheu punir Israel desta maneira por causa de sua infidelidade e desobediência a Ele.

Isso se relaciona com a história de Israel como um todo porque mostra como Deus é fiel em suas promessas, mas também é justo em punir a desobediência.

Explicação de 1 Reis 14:15

O versículo 1 Reis 14:15 é uma profecia dada por Deus ao profeta Aías sobre o futuro de Israel. Na passagem, Deus afirma que punirá Israel por terem adorado ídolos e se afastado de seus mandamentos. Ele diz que Israel será ferido e ficará como um junco balançando na água, o que significa que o povo será fraco e vulnerável. Além disso, Deus diz que desarraigará Israel da boa terra que deu aos seus antepassados e os espalhará para além do Rio, o que indica que o povo será exilado de sua terra natal.

A referência aos postes sagrados que Israel fez é uma alusão aos ídolos que o povo adorava. Na Bíblia, os postes sagrados eram objetos de culto pagão que eram usados para adorar deuses falsos. Deus havia proibido Israel de adorar ídolos, mas o povo continuou a fazê-lo, o que provocou a ira de Deus.

As explicações mais prováveis para o versículo são que Deus estava advertindo Israel sobre as consequências de sua desobediência. Ele estava dizendo que, se o povo continuasse a adorar ídolos e se afastar de seus mandamentos, eles seriam punidos. A profecia de Deus se cumpriu quando Israel foi conquistado pelos babilônios e exilado de sua terra natal.

Em conclusão, o versículo 1 Reis 14:15 é uma profecia de Deus sobre o futuro de Israel. Ele adverte o povo sobre as consequências de sua desobediência e diz que eles serão punidos por adorar ídolos. A profecia se cumpriu quando Israel foi conquistado e exilado de sua terra natal.

Versões

15

O Senhor ferirá Israel para que se agite como a cana se agita nas águas. Vai arrancar Israel desta boa terra que ele deu aos seus pais e o espalhará para além do Eufrates, porque fizeram postes da deusa Aserá, provocando o Senhor à ira.

15

O Senhor vai castigar o povo de Israel, que vai tremer de medo como varas verdes. Deus vai arrancar o povo de Israel desta terra boa que ele deu aos seus antepassados e vai espalhá-lo para além do rio Eufrates porque eles o deixaram irado, fazendo postes da deusa Aserá para adorar.