1 Pedro 4:3

3

No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.

Significado do Versículo

O destinatário da carta de 1 Pedro são os cristãos que viviam na Ásia Menor durante o Império Romano.

"Pagãos" neste versículo se refere às pessoas que não seguem a religião cristã.

Libertinagem é a falta de limites e controle moral, especialmente em relação à sexualidade.

Sensualidade é a busca pelo prazer físico sem considerar as consequências morais.

Bebedeira é o consumo excessivo de álcool.

Orgias e farras são festas desenfreadas e imorais.

Idolatria repugnante é a adoração de ídolos ou deuses falsos.

Pedro está repreendendo os destinatários da carta por terem vivido uma vida imoral e contrária aos ensinamentos cristãos.

"Gastar tempo suficiente" neste versículo significa que os destinatários da carta já passaram tempo demais vivendo uma vida imoral e é hora de mudar.

Podemos aplicar este versículo em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que devemos viver de acordo com os ensinamentos cristãos e não seguir os caminhos do mundo.

Explicação de 1 Pedro 4:3

O versículo 1 Pedro 4:3 é uma exortação do apóstolo Pedro aos cristãos que viviam na época em que ele escreveu a carta. Ele os adverte para que não gastem mais tempo fazendo o que agrada aos pagãos, pois eles já haviam vivido tempo suficiente na libertinagem, sensualidade, bebedeiras, orgias, farras e idolatria repugnante.

A referência bíblica é uma clara mensagem de que os cristãos devem abandonar seus antigos hábitos e práticas mundanas, e viver de acordo com a vontade de Deus. Pedro está enfatizando que os cristãos devem se afastar do pecado e se dedicar a uma vida de santidade e obediência a Deus.

A personalidade principal na citação direta do versículo é o próprio apóstolo Pedro, que está escrevendo a carta aos cristãos. Pedro era um dos discípulos mais próximos de Jesus e se tornou um líder importante na igreja primitiva. Ele é conhecido por suas exortações e ensinamentos sobre a vida cristã.

As explicações mais prováveis para o versículo são que Pedro está alertando os cristãos para que não voltem aos seus antigos hábitos e práticas pecaminosas, mas que sejam transformados pela graça de Deus. Ele está enfatizando que a vida cristã é uma vida de renúncia e sacrifício, e que os cristãos devem estar dispostos a abandonar tudo o que os afasta de Deus.

Pedro também está enfatizando que a vida cristã é uma vida de compromisso e fidelidade a Deus. Ele está chamando os cristãos a se dedicarem a uma vida de santidade e obediência, e a viverem de acordo com a vontade de Deus em todas as áreas de suas vidas.

Em conclusão, o versículo 1 Pedro 4:3 é uma exortação poderosa aos cristãos para que abandonem seus antigos hábitos e práticas pecaminosas, e se dediquem a uma vida de santidade e obediência a Deus. Pedro está enfatizando que a vida cristã é uma vida de renúncia e sacrifício, e que os cristãos devem estar dispostos a abandonar tudo o que os afasta de Deus.

Versões

3

Porque basta que, no passado, vocês tenham feito a vontade dos gentios, tendo andado em práticas libertinas, desejos carnais, bebedeiras, orgias, embriaguez e em detestáveis idolatrias.

3

No passado vocês já gastaram bastante tempo fazendo o que os pagãos gostam de fazer. Naquele tempo vocês viviam na imoralidade, nos desejos carnais, nas bebedeiras, nas orgias, na embriaguez e na nojenta adoração de ídolos.