1 Coríntios 15:52

52

num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.

Significado do Versículo

Significa que a transformação dos crentes será instantânea e rápida.

A "última trombeta" se refere a um evento escatológico que anunciará a volta de Cristo.

Os "mortos" se referem a todos os crentes que já morreram.

"Incorruptíveis" se refere à natureza imortal e perfeita dos corpos ressuscitados.

"Nós" se refere a todos os crentes que ainda estiverem vivos na época da ressurreição.

"Seremos transformados" significa que nossos corpos serão transformados em corpos gloriosos e imortais.

A ressurreição mencionada em 1 Coríntios 15:52 ocorrerá na volta de Cristo.

Os crentes que já morreram antes da ressurreição terão seus corpos ressuscitados e transformados.

Os crentes que ainda estiverem vivos quando ocorrer a ressurreição serão transformados instantaneamente.

O significado geral de 1 Coríntios 15:52 é que a ressurreição é uma realidade futura para todos os crentes em Cristo, e que essa ressurreição será uma transformação gloriosa e imortal.

Explicação de 1 Coríntios 15:52

O versículo 1 Coríntios 15:52 apresenta um momento de grande expectativa na história da humanidade. Nele, é descrito que em um instante, as coisas serão transformadas de uma forma inimaginável. A última trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e aqueles que estiverem vivos serão transformados. A passagem bíblica apresenta uma visão escatológica, ou seja, que trata do fim dos tempos.

A última trombeta é uma referência que aparece em outras passagens bíblicas, como em Apocalipse 11:15, que diz: "O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos". Já em Mateus 24:31, é dito que "ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus".

Além disso, a passagem apresenta a ideia de que os mortos ressuscitarão incorruptíveis. Essa crença é também mencionada em outras passagens bíblicas, como em 1 Tessalonicenses 4:16, que diz: "Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro". E ainda em Apocalipse 20:6, que fala sobre os mortos que ressuscitaram e que "estes serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos".

Por fim, a passagem fala sobre a transformação daqueles que estiverem vivos. Essa transformação é descrita em outras passagens bíblicas, como em 1 João 3:2, que diz: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos". E em 2 Coríntios 5:17, que fala sobre a transformação que ocorre em Cristo: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo".

Em resumo, o versículo 1 Coríntios 15:52 apresenta uma visão escatológica sobre o fim dos tempos, em que a última trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e aqueles que estiverem vivos serão transformados. Essa passagem é complementada por outras referências bíblicas que falam sobre a ressurreição dos mortos e a transformação dos vivos.

Versões

52

num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

52

num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados.