Uma Mensagem à Igreja Local e à Liderança – Sulamita Macêdo

Uma Mensagem à Igreja Local e à Liderança – Sulamita Macêdo

2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Filament.io 2 Flares ×

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Organizem o tempo de aula para fazer uma apresentação panorâmica do trimestre e em também para a lição 01.

1 – Para fazer a panorâmica do trimestre, apresentem:

Tema: A Igreja e o seu testemunho – As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais.

Capa:

O que vemos? Uma figura de saleiro com sal e também sal derramado.

O que isto tem a ver com o tema do trimestre:

O testemunho dos que compõem a igreja deve ser como sal da terra, conforme palavras de Jesus.

Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima(vejam outras informações sobre ele na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.

Apresentação dos temas das 13 lições:

Digitem o título da lição 01 a e 10 e coloquem dentro de um envelope. O remetente é o apóstolo Paulo e do destinatário é Timóteo. Noutro envelope, coloquem o título da lição 01, 11 a 13. O destinatário é Tito e o remetente é o mesmo do envelope anterior.

Mostrem os envelopes para a turma e falem que neste trimestre vamos estudar sobre 02 cartas do apóstolo Paulo para Timóteo e Tito.

Vamos conhecer o conteúdo destas cartas? Então, peçam para que 02 alunos abram os envelopes, um de cada vez, e leiam para a turma os temas que fazem parte das cartas e que vamos estudar neste trimestre.

2 – Agora, iniciem o estudo da lição 01:

– Apresentem o título da lição: Uma Mensagem à Igreja Local e à Liderança.

– Depois, utilizem a dinâmica “Cooperadores de Paulo”.

– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Cooperadores de Paulo

Objetivo: Refletir sobre a importância da liderança e os cooperadores.

Material:

Muitos objetos de tamanhos e pesos variados

Procedimento:

– Entreguem todos os objetos uma pessoa da sala.

– Peçam para que esta pessoa comece a andar. Observem a dificuldade de conduzir todos eles.

– Agora, chamem 02 alunos, que deverão ajudar o colega que está sobrecarregado. Observem esta nova situação: a divisão de algo com os colegas.

– Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância do líder necessitar de outros para poder trabalhar de forma exitosa.

– Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns.

Peçam para que 01 aluno levante os braços e quando estiver cansado, 02 colegas devem ajudá-lo, de acordo com o texto bíblico abaixo:

“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).

– Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Tito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp  2. 19 e 25).

– Para finalizar, falem: É sobre Timóteo e Tito, 02 jovens pastores, que vamos estudar neste trimestre.

Por Sulamita Macedo

Publicado no blog Atitude de Aprendiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *