O Tempo de Deus está Próximo – Sulamita Macêdo

O Tempo de Deus está Próximo – Sulamita Macêdo

Lição 13: O tempo de Deus está próximo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a sema

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: O tempo de Deus está próximo.

– Depois, utilizem a dinâmica “Arrumando a Mala”.

– Para trabalhar sobre os sinais da vinda de Jesus, utilizem a dinâmica “Os Sinais”.

– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Os Sinais

Objetivo: Estudar sobre os sinais da Vinda de Jesus.

Material:

Para o grupo 01: Papel ofício, caneta, reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.

Para o grupo 02: 02 cartolinas, 02 pincéis atômicos, 02 tubos de cola, figuras e reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.

Procedimento:

– Organizem os alunos em 02 grupos.

– Falem que eles vão elaborar manchetes para jornal falado e escrito sobre os sinais que antecedem a vinda de Jesus.

Grupo 01: jornal falado

Grupo 02: Jornal escrito.

– Forneçam material, conforme descrição acima.

– Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos.

– Durante a atividade, passem pelos grupos, orientando ou corrigindo, caso necessário.

– Orientem que cada grupo vai apresentar para os colegas. No caso do jornal falado, vocês podem organizar uma “bancada”, para os “repórteres” apresentarem as notícias.

– Para finalizar, leiam:

“Ora quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima”(Lc 21.28).

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Arrumando a Mala

Objetivo:

Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.

Material:

02 cartolinas

02 pincéis atômicos

Procedimento:

– Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.

– Digam: Vocês têm 01 minuto para “arrumar a mala”.

-Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.

– Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.

– Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.

– Várias situações podem acontecer:

1 – Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.

2 – Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.

3 – Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.

Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a ser extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.

– Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:

Para a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.

Para a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.

Para a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.

– Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.

– Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.

– Então, comecem o estudo da lição.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Publicado no blog Atitude de Aprendiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *