O que é Evangelização – Daniel Conegero

O Que é Evangelização é o tema da lição 1 das Lições Bíblicas CPAD do 3º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição estudaremos os princípios fundamentais sobre a evangelização.

Lição 1: O Que é Evangelização

Texto Áureo:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
(Mateus 28:19,20)

Leitura Bíblica em Classe:

E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.
E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram.
E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo.
E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.
Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
(Marcos 16:9-20)

Introdução – Lição 1: O Que é Evangelização

Sem dúvida, a evangelização é a missão principal da Igreja de Cristo na terra. Comparado a outros tempos, onde grandes empreitadas evangelísticas foram realizadas, nosso momento atual parece revelar um afastamento da Igreja em relação a esse objetivo. Nota-se que outras prioridades foram adotadas, e a base do Evangelho acabou ficando um pouco esquecida.

I- Evangelismo e Evangelização – Lição 1: O Que é Evangelização

Algumas pessoas discutem a respeito de uma possível diferença entre evangelismo e evangelização, entretanto ambos os termos podem ser utilizados perfeitamente de forma intercambiáveis. Isso ocorre pois os termos “evangelização” e “evangelismo” possuem a mesma origem.

É simples de entendermos essa questão. O substantivo “Evangelho” (gr. euangélion) e o verbo “Evangelizar” (gr. euangelizo ou euangelizomai) possuem, como fica claro, origem grega, que, passando pelo latim, chegam ao português de forma transliterada, incluindo seus cognatos (evangelismo, evangélico, evangelista, evangelização). Sabendo que a palavra “Evangelho”, de maneira geral, significa “boas-novas” ou “boas notícias”, as palavras “evangelismo” e “evangelização” igualmente servem para traduzir o grego euangelízo oueuangelizomai, que basicamente significa “levar as boas-novas” ou “anunciar as boas-novas”. Para esse assunto ficar ainda mais claro, basta lembrarmos que o sufixo -ção/são possui origem latina, enquanto o sufixo -ismo é de origem grega.

Para concluirmos, podemos citar o Apóstolo Paulo, que, escrevendo a Primeira Epístola aos Coríntios, define muito bem o que é evangelização:

Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.
(1 Coríntios 15:3)

II- Porque Temos de Evangelizar – Lição 1: O Que é Evangelização

Existem muitas razões que demonstram o porquê temos de evangelizar. Porém, dentre todas, duas delas, certamente, são as principais:

  1. Temos de evangelizar porque amamos a Deus.
  2. Temos de evangelizar porque Deus ordenou.

Na verdade, mesmo se não houvesse nenhuma outra razão, essas duas já seriam mais do que suficiente para demonstrar que temos o dever de evangelizar. A Bíblia nos diz que se amamos a Deus, necessariamente guardaremos os mandamentos dEle. Logo, se nós o amamos, e se Ele ordena que evangelizemos, não há outra possibilidade a não obedecermos. Encontramos na Bíblia muitos textos que demonstram explicitamente essa ordem que nos foi delegada (Mt 28:19,20; Mc 16:15; Lc 24:46,47; At 1:8). Sobre isso, Paulo expressou uma noção de consciência que deveria ser comum a todos os cristãos:

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
(1 Coríntios 9:16)

A compreensão de que o principal motivo para evangelização está fundamentado no amor e na obediência para com Deus, nos faz perceber outros motivos derivados deste princípio. Quando amamos a Deus, e O obedecemos, descobrimos que temos de evangelizar também por amor aos perdidos. O próprio Jesus, no Evangelho de Mateus, nos ensinou como devemos olhar com compaixão para os que estão perdidos, para os que andam como “ovelhas que não têm pastor” (Mt 9:36).

Outro motivo maravilhoso do porquê evangelizar, simplesmente é a compreensão de que a evangelização é um privilégio. Sabemos que a salvação é uma obra inteiramente realizada por Deus, e que não cooperação humana nesse processo. Entretanto, ele nos concede o privilégio de sermos o meio pela qual o Evangelho da Graça é anunciado, para que o coração do perdido seja alcançado (Rm 10:13-15).

III- Como Evangelizar – Lição 1: O Que é Evangelização

No ministério de Jesus descrito na Bíblia, percebemos que, enquanto esteve na terra, Ele evangelizou em diversas situações diferentes. Ele exerceu a evangelização pessoal (uma única pessoa) e coletiva (evangelizando as multidões), de modo que seu evangelismo atingiu seu próprio povo como também pessoas que pertenciam a outros povos e culturas. Dessa forma, aprendemos que devemos aproveitar todas as oportunidades para anunciar o Evangelho. Se refletirmos um pouco sobre o nosso cotidiano, certamente conseguiremos visualizar ótimas possibilidades para evangelização que às vezes deixamos passar despercebidas.

Para desempenharmos corretamente a evangelização, precisamos sempre ter mente que a mensagem que deve ser anunciada é o Evangelho da Graça, comunicando claramente a verdade sobre o pecado e a expiação de Cristo na cruz, de modo que não haja qualquer dúvida sobre a justificação mediante a fé em Cristo Jesus.

Conclusão – Lição 1: O Que é Evangelização

Nós, como cristãos, devemos entender que temos um papel significativo que nos foi atribuído, a saber, a evangelização. Devemos proclamar o Evangelho, sabendo que essa tarefa é nosso dever e nosso privilégio. Deveríamos ficar muito entusiasmados com o fato do Deus Soberano que não precisa de nenhum de nós para cumprir seus propósitos, se agradar de nos usar nessa tarefa tão importante de levar o Evangelho da Graça aos perdidos. O evangelismo não é somente uma missão da Igreja, mas também é parte de sua identidade.

Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
(1 Pedro 2:9)

Publicado no Blog Estilo Adoração

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.