O Primeiro Problema Enfrentado em Família – Sulamita Macedo

O Primeiro Problema Enfrentado em Família – Sulamita Macedo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: O primeiro problema enfrentado em família.

– Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Sai, Olho Gordo!”.

– Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Sai, Olho Gordo!

Objetivo: Introduzir o tema sobre a inveja.

Material:

01 figura de 01 olho em tamanho grande

Procedimento:

– Coloquem no quadro ou cartolina uma figura de um olho em tamanho grande.

– Depois, escrevam a expressão: Sai, Olho Gordo!

– Perguntem: Esta figura nos remete a que?

Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem acerca da inveja e que a expressão significa pessoa que tem inveja do outro.

– Depois, distribuam entre os alunos os seguintes ditados populares:

“A inveja é a irmã gêmea do ódio”.

“O invejoso emagrece de ver a gordura alheia”.

“A inveja mata”.

“A tua inveja é a minha felicidade”.

“A mais famosa face da inveja é a maledicência”.

“A inveja é como um sapo tem olhos grandes e vive sempre na lama”.

– Analisem conjuntamente estes ditados populares, procurando formular uma definição sobre inveja.

Observem atentamente o que os alunos falam e em seguida, se necessário, apresentem o significado do dicionário.

“Sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de alguém. Tristeza ou desgosto pela prosperidade ou fortuna alheia. Desejo excessivo de possuir exclusivamente o bem de outrem” (Dicionário Web).

– Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.

Por Sulamita Macedo.

Publicado no blog Atitude de Aprendiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *